0

Estratégia política de Brandão visa o pós-2026…

Governador tem dado demonstrações de excelência em articulação, movimenta com maestria peças no tabuleiro do xadrez político, construindo um ambiente que deve lhe dar segurança institucional no controle de sua sucessão e no pós-governo, com aliados em pontos chaves do poder maranhense

 

Os presidentes da Assembleia e da Câmara, Iracema Vale e Paulo Victor, terão papel fundamental na estratégia de Brandão para 2026

Análise de conjuntura

Alguns têm criticado a articulação política do governador Carlos Brandão (PSB) como de caráter hegemônico e totalitário; o próprio blog Marco Aurélio d’Eça já criticou esta movimentação do Palácio dos Leões, como no post “Sem oposição não há democracia…”

Mas, a despeito dos efeitos políticos, a articulação de Brandão demonstra-se de excelência.

O governador tem demonstrado uma habilidade nunca vista em uma liderança política, construindo cenários no agora, mas, sobretudo, abrindo perspectivas de um futuro pós-governo, garantindo o controle da própria sucessão.

Na questão de poder, Brandão hoje tem aliados em pontos chaves, na Assembleia, na Famem, na Câmara, no TCE e, em breve, deve conduzir também processo de ocupação de espaços no Poder Judiciário, sem nenhuma pretensão de totalitarismo.

Calçado nas principais instituições, o governador trabalha também a montagem de um cenário favorável na própria sucessão, em 2026.

Para isso, deve coordenar a montagem de chapas unificadas nas eleições municipais de 2026, evitando embates com o grupo do ministro Flávio Dino (PSB) e consolidando-se cada vez mais entre grupos oposicionistas.

Neste contexto, conta com três peças-chave: o vice-governador  Felipe Camarão (PT), o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PCdoB), e a presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Iracema Vale (PSB).

Felipe e Paulo Victor terão papel importante na sucessão do prefeito Eduardo Braide (PSD), o que, na montagem dos cenários políticos de Brandão, garantirá a Iracema papel importante também em 2026.

É óbvio que os cenários imaginados pelo governador precisam ser confirmados no momento da execução – e isso depende de outros atores, como o próprio Eduardo Braide, por exemplo, e o surgimento de outros atores.

Mas, de uma forma ou de outra, mostra a habilidade do governador.

Se dará certo ou não, só o tempo dirá…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *