0

Classe política maranhense confirma ser “real o favoritismo de Dino” para o STF…

Blog Marco Aurélio d’Eça ouviu senadores, deputados federais e estaduais sobre as chances de o ministro da Justiça vir a ser indicado para a vaga da ministra Rosa Weber; apesar de apresentar razões diferentes, todos eles confirmaram que a história é fato consumado na classe política de Brasília

 

Flávio Dino entre Lula e Alexandre de Morais; juntos os três homens mais poderosos do Brasil na atualidade

Investigação

Este blog Marco Aurélio d’Eça ouve desde o início da semana um grupo de políticos maranhenses para tentar entender os movimentos em torno da indicação do ministro da Justiça Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal; e eles foram unânimes.

– É real a história entre os políticos de Brasília – afirmam, cada um apresentando uma série de razões ouvidas nos bastidores políticos da capital federal e do Maranhão.

O blog ouviu diversas pessoas, mas optou por publicizar apenas a opinião dos que têm relação mais neutra com o próprio Dino, afim de evitar contaminação das informações por interesses pessoais ou antipatias mútuas.

Ainda na segunda-feira, 18, após publicação do post “O alerta deste blog a Flávio Dino sobre o PT…”,  este blog Marco Aurélio d’Eça ouviu o ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo Gastão Vieira e o ex-deputado estadual César Pires (PSD).

De acordo com Gastão, Dino é favorito por ter o mesmo perfil dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Morais, com os quais, aliás, faz dobradinha; para o ex-deputado, a grande dificuldade de Lula está em achar alguém com a mesma postura de Dino para o ministério da Justiça.

– Não há como rejeitar um convite do presidente Lula; e se ele fizer a Flávio, Flávio será ministro do STF – ponderou Gastão Vieira.

César Pires conta que um dos fatores que têm pesado sobre a decisão do ex-governador é a segurança de sua família, que entende já ser o momento de ele deixar a política. 

– O que se ouve de parlamentares, aqui e em Brasília, é que a família do ministro o quer no STF e fora das querelas políticas – revelou Pires, segundo ouviu de interlocutores.

Outro que confirmou a força de Dino entre parlamentares e ministros do governo Lula foi o senador Weverton Rocha (PDT).

– É real, sim [a força de Dino pela indicação]; ele é hoje o principal nome para o STF – afirmou Rocha, para quem a ida do ex-governador para o Supremo terá um impacto fulminante no cenário da política maranhense. 

Já nesta quarta-feira, 20, após postagem do texto “Flávio Dino cada vez mais inviabilizado em Brasília…”, o blog ouviu ainda o deputado federal Fábio Macedo (Podemos), que também confirmou o favoritismo do ministro da Justiça e acha que ele deve mesmo ser indiado pelo presidente Lula.

– Pelo que se ouve, o Lula vai mesmo indicá-lo – disse Macedo, já nesta quinta-feira, 20, diante de olhares incrédulos de alguns jornalistas com os quais conversava na Assembleia Legislativa.

Vozes do PT do Maranhão e de Brasília ainda se mostram discordantes – alguns com mais radicalismos, insistindo na tese de que tudo não passa de plantação do próprio Dino, assim como já escreveu até mesmo este blog Marco Aurélio d’Eça.

Mas como a missão deste blog é apurar a fundo qualquer que seja o assunto, foi às fontes primárias para entender a questão, faltando cerca de 10 dias para a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

E o que ouviu é o que está disto.

Sem tirar nem pôr…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *