0

Sem Pipoca, jornalismo maranhense vai diminuindo…

Numa época de muitos noticiaristas e poucos analistas, a morte de Antonio Carlos Lima abala ainda mais a imprensa verdadeira, pujante, inconformada e contestadora, formada por profissionais com estudo, pesquisa, cultura e visão de mundo, espécimes que estão em processo de extinção, diante da era das redes sociais de curta leitura, em que saber escrever é o de menos

 

Antonio Carlos Lima era um dos últimos jornalistas com J maiúsculo; como ele, restam poucos na imprensa do Maranhão, cada vez mais pueril

Editorial

O jornalista Antonio Carlos Lima era um dos últimos profissionais maranhenses a quem o termo se aplica em toda a sua essência; de ampla cultura, com capacidade de análise incomparável, visão de mundo e texto irretocável, conseguia transcrever a realidade para as letras, compreendida de forma clara por quem tivesse o prazer de lê-lo.

Como ele, restam poucos ainda no Maranhão, citados nos dedos: Ribamar Correa, Roberto Kenard, Manoel dos Santos Neto, Djalma Rodrigues, Flávia Regina, Nonato Reis. Poucos, mas capazes de encantar com a escrita fina, análise precisa e cultura abrangente.

O jornalismo maranhense ampliou-se em número de profissionais nos últimos 20 anos; e diminuiu de tamanho.

As faculdades – públicas ou privadas – passaram a formar noticiaristas, com voz possante e texto objetivo mantras atuais do que é ser profissional da área; não se consegue ver nas últimas gerações, até onde a vista alcança, alguém com capacidade de interpretação da realidade, erudição e objetividade que possa merecer uma citação. 

Muitos querem analisar a realidade sem conhecê-la.

E sem a capacidade de interpretação, tornam-se presas fáceis da manipulação, por que arrogantes, incapazes de admitir que não sabem de algo ou que precisam investigar um pouco mais.

A geração de ouro do Jornalismo maranhense seguia a máxima de Sócrates, ao ter a consciência de saber apenas que nada sabia; e por não saber, investigava, fuçava, cavava até obter a informação precisa.

O jornalista Pedro Bial explicou em entrevista anos atrás o segredo para ser um bom jornalista

– Precisa passar nos jornais ou revistas para ganhar texto; depois, um período no rádio dará poder de improvisação e raciocínio rápido. Só então, deve-se ir para a TV, quando essas experiência já estarão consolidadas – ensina ele.

As faculdades, hoje, ensinam o contrário; a metodologia pueril forma profissionais sem conteúdo, ávidos pela imagem na TV, meros leitores de textos elaborados por pauteiros.

A geração de Antonio Carlos Lima e dos já citados acima é rara por que estudiosa.

A blogosfera abriu as portas para a superficialidade no Jornalismo, é verdade, mas começou com expoentes da imprensa; gente como Walter Rodrigues, Marcos Nogueira, Kenard, Robert Lobato, profissionais que sabiam olhar, entender e descrever a realidade.

Infelizmente essa era sucumbiu, pela morte de alguns e abandono da carreira por outros. 

O titular deste blog Marco Aurélio d’Eça orgulha-se de ter começado no auge deste pessoal, de ter aprendido com mestres como Ribamar Corrêa, Walter Rodrigues e Antonio Carlos Lima.

A partir deles desenvolveu a capacidade de leitura, o gosto pelas letras e a busca pela interpretação da realidade.

Por que, como diria o mestre Joelmir Betting, “só quem gosta de ler e escrever sabe falar…”

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *