0

Grupo Mateus arrecada R$ 235 milhões com venda de imóveis que ele próprio alugará…

Transação com o Fundo Imobiliário TRXF11 prevê a compra de dois terrenos em Caruaru (PE) e um em Aracaju (SE), onde serão construídas as lojas do grupo supermercadista; também foram adquiridas dois imóveis na Paraíba, onde já há lojas em funcionamento; os contratos de aluguel são de 20 anos

Lojas do Mateus em construção e em funcionamento serão vendidas e alugadas pelo próprio grupo, em operação com o Fundo Imobiliário TRXF11

O Fundo Imobiliário FII TRX Real Estate publicou na semana que passou “Fato Relevante” na imprensa anunciando o compromisso de compra de cinco imóveis do grupo maranhense de supermercados Mateus; o valor da transação é de R$ 234,7 milhões.

São dois terrenos na cidade de Caruaru, em Pernambuco, e um em Aracaju, capital do Sergipe, onde o Fundo Imobiliário vai construir novas lojas, que serão alugadas para o próprio Mateus, na modalidade built to suit; outras duas lojas do Mateus já em funcionamento na Paraíba também foram compradas, e passarão a ser alugadas na modalidade sale and leaseback.

Este tipo de transação era comum entre empresas de varejo, atacadistas, grandes magazines, supermercados e farmácias até o início dos anos 2000; as empresas transferiam sues ativos imobiliários para terreiros e alugavam os mesmos imóveis, diminuindo custos fiscais e patrimoniais.

Nos anos 2000, as empresas passaram a incorporar seus próprios imóveis, ampliando o valor patrimonial em ativos. Com a operação, o Grupo Mateus reinaugural este tipo de negócio.

Os alugueis das lojas já existentes e das novas terão prazo de 20 anos…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *