0

Em debate com Camarão, Lahésio exibe baixa estatura política

Ex-candidato a governador mostra-se vazio, sem conteúdo e propício ao debate raso, ofensivo e preconceituoso, reflexo da falta de preparo que atinge boa parte da classe política maranhense, acostumada apenas ao populismo das ruas e das redes sociais; e mostra ainda que seu desempenho em 2022 é resultado apenas de um momento histórico específico

 

Lahésio Bonfim: conteúdo político menor, populismo, reducionismo e valores culturais dispensáveis na convivência social

Análise da notícia

O ex-candidato a governador Lahésio Bonfim (Novo) perdeu o tom no debate político travado com o governador em exercício Felipe Camarão (PT) sobre o desempenho do Maranhão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Raso, desarticulado, sem conteúdo e reducionista, o médico demonstra ter pouco preparo para o debate das ideias; e revelou-se extremamente preconceituoso, reflexo de sua postura de direita conservadora, populista, machista, racista e homofóbica.

– Sabe qual é o seu maior problema, governador? O senhor não se assume! Governador em exercício Felipe Camarão, sai do armário, cara, fica mais bonito pra ti – disse Lahesio em contraponto a Camarão.

Ao questionar a orientação sexual do governador  – casado, pai de duas filhas – o ex-candidato a governador se perde na própria visão de mundo.

Primeiro, por achar que seja ofensa questionar a sexualidade de alguém ou taxar alguém pela orientação sexual ou identidade de gênero; segundo, que levar para um debate público questões como esta revela uma mentalidade tacanha e um baixo nível cultural.

Infelizmente, a postura de Lahésio Bonfim é uma realidade geralmente vivida por quem de direita, conservador e religioso, que tem uma cosmovisão reduzida a dogmas e superstições.

A postura do ex-candidato a governador vai provando à história que sua performance nas eleições de 2022 foi muito mais ocasional do que se imaginava; fruto de um momento histórico específico e não pelas características do próprio candidato.

E neste caso é preciso dizer: felizmente, tudo passa… 

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *