0

Marquetólogo desaconselha aliança de Duarte Jr. com o PL bolsonarista…

Reunido com a cúpula da campanha do candidato governista a prefeito de São Luís, Manoel Canabarro mostrou que o eleitor de São Luís não compreenderá muito bem a relação de um aliado do presidente Lula – e do agora ministro do STF Flávio Dino – com ou partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro; o próprio PL, por outro lado, já havia vetado, em todo o país, aliança com partidos da base lulista

A lista oficial da reunião com o marqueteiro de Duarte Júnior na cada de Rubens Pereira, obtida com exclusividade por este blog Marco Aurélio d’Eça

Um dos pontos principais da reunião do marquetólogo Manoel Canabarro com a cúpula da campanha do candidato do PSB a prefeito de São Luís, Duarte Júnior, revelada com exclusividade neste blog Marco Aurélio d’Eça, foi a análise qualitativa do desempenho do candidato até agora.

E um dos pontos de risco é a articulação de aliança com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, comandado no Maranhão pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho.

Aas negociações entre Maranhãozinho e o governo Carlos Brandão (PSB) vinham avançando – apesar do veto da cúpula liberal a alianças com a base do presidente Lula (PT) – mas deverão ser freadas definitivamente após a explanação de Canabarro.

O marquetólogo mostrou que o eleitorado de São Luís não compreende bem a relação entre um candidato da base de Lula e um partido bolsonarista e pode fazer Duarte perder votos durante a campanha; além disso, o eleitor sabe que Duarte tem como principal padrinho político o agora ministro Flávio Dino.

Essa confusão ideológica foi um dos principais fatores que fizeram o senador Weverton Rocha (PDT) cair nas intenções de votos e amargar o terceiro lugar na disputa pelo Governo do Estado, em 2022; além de ter um vice do PL bolsonarista, Weverton se declarava lulista, apesar de filiado ao partido do também presidenciável Ciro Gomes.

O marqueteiro Canabarro quer evitar este ano imagens como esta, de 2020, que confunde o eleitor e pode tirar votos de Duarte Jr.

Manoel Canabarro foi o marqueteiro da campanha de Brandão em 2022, e um dos principais responsáveis por expor essa confusão ideológica de Weverton, que o levou a perder votos da esquerda lulista, sem, no entanto, conquistar votos bolsonaristas. Resultado: perdeu para Lahésio Bonfim (PSC) o segundo lugar na disputa.

É exatamente este risco que Canabarro quer evitar com Duarte Jr. Tanto que já orientou os líderes da campanha a encontrar uma forma de despachar Josimar Maranhãozinho.

Uma boa desculpa é a dificuldade do governo em entregar a pasta da Cultura, almejada pelo deputado federal.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *