2

Tendência de polarização entre Weverton e Brandão se confirma em pesquisas pós-debate

Candidatos devem chegar ao segundo turno com uma diferença mínima de votos entre eles – algo em torno de cinco a 7 pontos percentuais – o que tornará acirradíssima a disputa pelo Governo do Estado

 

Pesquisa Premie/TV Guará confirma tendência apontadas em outros levantamentos, mostrando diferença mínima entre Brandão e Weverton no primeiro turno

As pesquisas divulgadas nos últimos dias após o debate da TV Mirante confirmam uma polarização entre os candidatos Carlos Brandão (PSB) e Weverton Rocha (PDT), que devem sair do primeiro turno com uma diferença mínima de votos entre eles – algo em torno d e 5 a 7 pontos percentuais.

Todas as pesquisas não-manipuladas pelo Palácio dos Leões que foram divulgadas após o debate apontam Brandão com intenção de votos entre 33% e 37%; e Weverton entre 29% e 31%.

Nos últimos 15 dias, o Palácio jogou todas as suas forças – lícitas e não-lícitas – para tentar esvaziar Weverton e criar um clima de vitória de Brandão no primeiro turno; fracassou neste propósito, e nos últimos dias tenta insuflar os votos do ex-prefeito Dr. Lahésio (PSC), na tentativa de tirar o pedetista do segundo turno.

Para resistir à pressão do Palácio Weverton montou uma estratégia de contra-ataque, com foco principal na região da Grande São Luís, alternadas com forte presença dos aliados no interior maranhense.

Na verdade, essa tendência de disputa na casa dos 30% já havia sido medida pelos trekkings da campanha de Weverton na quarta-feira, 21, e confirmada na quarta-feira seguinte, dia do debate.

Weverton vem conseguindo reduzir a diferença pró-Brandão e deve chegar em condições de virada no segundo turno

Ciente da força do Palácio dos Leões, a campanha do PDT trabalha para diminuir a diferença em favor de Brandão por que aposta em herdar os votos dos demais adversários do governo; neste aspecto, um crescimento de Lahésio Bonfim na reta final é até bom, por que diminui a força do governo no segundo turno.

– Só preciso ter um voto a mais do que o terceiro colocado para chegar ao segundo turno; e no segundo turno ampliaremos esta votação com os votos que não se afinam com o governo – tem dito Weverton a interlocutores mais próximos.

Os estudos da coligação apontam que Weverton deve herdar a maioria dos votos de Lahésio e de Edivaldo Júnior.

E tende a tirar votos também de Brandão na virada do primeiro para o segundo turno…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *