3

Resultado de 2022 modificou cenários para 2024…

Disputa pelo Governo do Estado praticamente tirou do páreo nomes que surgiram com peso em 2020 – como Rubens Júnior, Bira do Pindaré e Dr. Yglesio – e deve colocar outros na prateleira da disputa pela Prefeitura de São Luís, como os vereadores Paulo Victor e Osmar Filho; mas consolidou a provável repetição do embate entre Eduardo Braide e Duarte Júnior

 

Eduardo Braide e Duarte Júnior devem fazer o principal embate de 2024, situação que foi consolidada com o resultado das urnas de 2022

Ensaio

O resultado das eleições estaduais de 2022 produziu importantes modificações nos cenários para as eleições municipais de 2024, apesar de não alterar o quadro de polarização mais provável, entre o prefeito Eduardo Braide (sem partido) e o deputado federal eleito Duarte Júnior (PSB).

Tanto Braide quanto Duarte precisarão de abrigo partidário para as eleições; o primeiro por que está sem legenda desde 2021, quando perdeu o controle do Podemos; o segundo por que não tem a simpatia do grupo do governador Carlos Brandão (PSB) para ser o nome do PSB.

Opções para Braide não faltam: desde o PDT, do senador Weverton Rocha, passando pelo PSC de Aluisio Mendes e pelo PSD, de Edilázio Júnior; e até mesmo o PSDB, que hoje é controlado pelo grupo da senadora Eliziane Gama (Cidadania).

Mas a principal alteração para 2024 foi tirar da cena da disputa municipal os deputados Bira do Pindaré (PSB), Rubens Júnior (PT) e Dr. Yglésio (PSB), qeu concorreram em 2020.

Bira perdeu a eleição de deputado e já não tem o controle do PSB para se viabilizar; o mesmo ocorre com Rubens Júnior, que sofre ainda o desgaste do fracasso de 2020.

Yglésio, por sua vez, deve focar no mandato de deputado estadual visando chegar à Câmara Federal já em 2026.

Outro que ficou em situação difícil após as eleições é o ex-prefeito Edivaldo Júnior (PSD).

Isolado desde que virou as costas para os eu grupo político há dois anos, Holandinha amargou um quarto lugar na disputa pelo governo em São Luís e saiu ainda mais isolado.

Deve ser candidato de qualquer jeito em 2024, mas já sem a performance esperada para um ex-prefeito.

Futuro e atual presidente da Câmara, os vereadores Paulo Victor e Osmar Filho são as principais novas opções para as eleições de 2024 em São Luís

Se tirou personagens de 2020 do cenário de 2024, a eleição de 2022 trouxe à baila nomes novos à disputa municipal; um deles é o presidente eleito da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PCdoB), que tem simpatia aberta do governador Carlos Brandão e goza da confiança da cúpula comunista.

Ouro possível novo nome é o do deputado estadual eleito e atual presidente da Câmara, Osmar Filho, que passou a ser a principal opção do PDT para a disputa

No mais, a sucessão municipal mantém outros personagens, como o deputado Neto Evangelista (União Brasil), que saiu fortalecido das eleições de outubro, e o vereador  Fábio Câmara (PDT), principal opção do PDT no caso de Osmar Filho optar por concluir o mandato estadual.

Faltam praticamente dois anos para a disputa em São Luís, tempo suficiente para produzir surpresas.

Mas a articulação principal se dá em torno destes nomes.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Quando pipocar as pilantragens e a falta de gestão de Braide ele vai enfraquecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *