4

Segurança e SeGov devem determinar a imagem do governo Brandão…

Ao definir-se por nomes ligados diretamente a ele próprio nas duas pastas ainda com indicações pendentes no secretariado, governador mostrará à classe política e à sociedade se tem ou não o controle absoluto da própria gestão, independentemente dos espaços de poder concedidos a diversos aliados

 

A Secretaria de Governo, e sobretudo a Segurança Pública, definirão se o governo tem a cara de Brandão ou se continua sob a tutela de Flávio Dino

Ensaio

O governador Carlos Brandão (PSB) vem montando o seu governo de acordo com a sua própria cara.

Esta imagem fica evidente nos nomes escolhidos até agora para o secretariado, embora tenha cedido espaços de poder a aliados que controlam partidos no estado.

Mas há duas pendências que definirão, de uma vez por todas, se o governador terá o controle absoluto de sua gestão ou será influenciado por este ou aquele aliado, independentemente do tamanho político deste aliado.

Essas pendências estão na Secretaria de Governo e na Segurança Pública.

Para a primeira, Brandão já definiu o seu homem de confiança, o ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleidson Rezende.

Ligado diretamente à família do governador, Rezende tem a proximidade e a intimidade com Brandão para tocar toda a gestão do governo, de acordo com os preceitos do próprio governador.

Mas até agora o nome de Gleidson não foi anunciado oficialmente.

Outra pendência é a da Segurança Pública; Carlos Brandão tem preferência aberta pelo ex-secretário Raimundo Cutrim, mas enfrenta forte pressão de aliados, que consideram o ex-secretário já com visão arcaica sobre a pasta.

Padrinho político do governador, o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB), por exemplo, prefere que seja mantido no posto o coronel Sílvio Leite, de sua confiança; e é exatamente esta a preocupação do círculo mais próximo de Brandão.

Como ministro da Justiça, Dino tem poderes sobre a Polícia Federal e outros órgãos de inteligência e investigação; se mantiver sob sua batuta também a Segurança Pública do Maranhão, se tornará absoluto no estado, impedindo o governador de governar plenamente.

Cutrim seria exatamente este contraponto ao poderio de Dino, sobretudo no setor de inteligência e contrainformações.

É por isso que as duas principais pastas ainda pendentes de divulgação dos seus titulares se transformam na chave para o futuro do governador.

Os nomes que emergirem para a SeGov e para Segurança determinarão de quem é a cara do governo Brandão.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Se o Governador Brandão bem pensar, troca o SSP e o Cmt da PM, esses caras estão acabando com a instituição PMMA, para os inimigos eles até inventam leis, para os amigos eles atropelam as leis, o último caso tá lá no site da PMMA, você pode confirmar Marco D’eça, fizeram uns processos duvidosos e o que é pior, estão enviando o Maj Hudson Carneiro Vieira para fazer um curso na Bahia, o curioso é que esse Oficial foi fazer esse mesmo curso em São Paulo no ano de 2018, ficou REPROVADO e nenhuma providência foi adotada, agora está sendo indicado novamente, pq é da turma dos Coronéis Leite, Emerson Silva e Aldrin, esse tipo de situação só desestimula os Oficiais da PM.

  2. Comentário perfeito.
    Tanto no que diz respeito a faceta ultrapassada de Cutrim, quando a subserviência de Leite (o homi das decisões judiciais em cidades “exóticas” onde “mora”).

    Bingo!

    • Se o Governador Brandão bem pensar, troca o SSP e o Cmt da PM, esses caras estão acabando com a instituição PMMA, para os inimigos eles até inventam leis, para os amigos eles atropelam as leis, o último caso tá lá no site da PMMA, fizeram uns processos duvidosos e o que é pior, estão enviando o Maj Hudson Carneiro Vieira para fazer um curso na Bahia, o curioso é que esse Oficial foi fazer esse mesmo curso em São Paulo no ano de 2018, ficou REPROVADO e nenhuma providência foi adotada, agora está sendo indicado novamente, pq é da turma dos Coronéis Leite, Emerson Silva e Aldrin, esse tipo de situação só desestimula os Oficiais da PM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *