0

PDT vive divergência conceitual interna nunca antes registrada em sua história no MA…

Presidente regional do partido, senador Weverton Rocha começou a ensaiar nos últimos dias uma postura mais oposicionista ao governo Carlos Brandão, mas os deputados federais, estaduais e os vereadores da legenda já mostram alinhamento à base governista, inclusive com encaminhamentos para as eleições municipais de 2024

 

Após seis meses de silêncio, Weverton retoma protagonismo de oposição no PDT, mas parlamentares do partido já estão alinhados a Brandão

Análise da notícia

A presença dos vereadores Raimundo Penha, Nato Júnior e Pavão Filho na reunião desta terça-feira, 27, com o governador Carlos Brandão (PSB), articulada pelo presidente da Câmara Municipal Paulo Victor (PCdoB) é a imagem mais clara do atual momento que vive o PDT no Maranhão.

Os vereadores pedetistas aparecem alinhados à base do governo Brandão exatamente no mesmo dia em que repercutiram no estado as novas declarações críticas do senador Weverton Rocha, presidente do partido, sobre o atual comando do Maranhão.

Derrotado nas eleições de 2022, o PDT vive uma inédita divergência conceitual interna.

Mais do que os colegas, inclusive, Raimundo Penha defende abertamente o alinhamento pedetista ao comunista Paulo Victor, uma das opções de Brandão na capital maranhense; mas Penha, Nato Júnior e Pavão Filho não são os únicos já alinhados ao governo Brandão.

Na Assembleia Legislativa, os deputados pedetistas Osmar Filho, Glalbert Cutrim e Drª Viviane também atuam como membros da base brandonista desde o início do atual governo.

Único deputado federal eleito pelo PDT em 2022, Márcio Honaiser também parece seguir em faixa própria e tem participado de todas as ações do Governo do Estado no interior.

O próprio Weverton viveu uma espécie de hiato desde o resultado das eleições, registrado neste blog Marco Aurélio d’Eça no post “O silêncio da oposição maranhense…”.

Terceiro lugar nas eleições de 2022 – e com um incerto caminho para a reeleição ao Senado em 2026 – o senador pedetista passou seis meses em silêncio sobre o Maranhão até se manifestar, semana passada, em entrevista ao imirante.com, registrada no blog Marco Aurélio d’Eça sob o título “Embora ainda tímido, Weverton quebra o silêncio…”.

O PDT foi protagonista nas eleições municipais de São Luís nos últimos 35 anos.

Venceu com candidato próprio os pleitos de 1988, 1996, 2000, 2004 e 2016; e esteve na coligação vencedora em 1992, 2008, 2012 e no segundo turno de 2020, com o atual prefeito Eduardo Braide (PSD).

Mas a altíssima aposta na vitória pelo Governo do Estado em 2022, sufocada por um inesperado terceiro lugar, inclusive em São Luís, parecem ter tirado do prumo a histórica legenda de centro-esquerda maranhense. 

Há evidentes sinais de que Weverton não sabe se busca reaproximação com o ministro Flávio Dino (PSB) – apostando no afastamento entre o comunista e o governador – se segue as bancadas na Câmara e na Assembleia e se aproxima de Brandão, visando 2026, ou se assume a liderança efetiva de uma oposição no estado.

Enquanto ele não define o próprio caminho, cada membro do PDT vai buscando construir uma história pessoal.

E, obviamente, garantir a perenidade da própria carreira política…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *