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Com queda na audiência, Rede Globo e afiliadas iniciam campanha em busca de espectadores…

Em guerra com os serviços de streaming e com as redes sociais de internet – que vêm tomando o grosso do seu público sucessivamente há anos – emissora carioca iniciou esta semana a campanha “É de Graça” para ampliar o número de assinantes do seu serviço Globoplay e fomentar o acesso às suas filiais nos estados nas várias plataformas disponíveis

 

Campanha da TV Mirante com a bela Heloisa Batalha segue orientação da Rede Globo pelo resgate da audiência perdida para a internet

Análise da Notícia

A Rede Globo e suas afiliadas nos estados – incluindo a TV Mirante no Maranhão – iniciaram neste domingo, 13, a campanha “É de Graça”, que tem o objetivo de mostrar que a população não precisa pagar pelo aplicativo GloboPlay para ter acesso à programação das suas emissoras regionais.

A campanha institucional da Globo explica didaticamente o que o espectador precisa fazer para ter acesso – via SmarTV, computador, Notebook, tablet ou smartfone – à programação de suas afiliadas nos estados; a Mirante também uma peça publicitária igual em divulgação no Maranhão.

Desde 2010, a Globo vem perdendo audiência ano após ano, sucessivamente; primeiro para as redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, TicTok…), depois para os serviços de streaming, como a Netflix, Prime Vídeo, StarPlay, DisneyPlus e até para o Youtube, que passou a abrigar canais de transmissões esportivas. (Saiba mais aqui)

Essa guerra da Globo contra o digital foi exposta em maio no blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Pauta das fake news é guerra da Globo contra plataformas digitais…”; a tática não intimidou os concorrentes, razão pela qual a Vênus Platinada decidiu guerrear no mesmo campo de batalha; o próprio Globoplay é uma arma neste segmento.

Embora ainda mantenha o grosso da audiência em relação às concorrentes da TV aberta – Record, Band, SBT, RedeTV! – a Globo já perde para serviços de streaming quando a análise apura não apenas números de aparelhos ligados, mas o que a audiência está assistindo. (Entenda aqui e aqui)

No Maranhão, quem enfrentou recentemente os efeitos desta situação foi o governo Carlos Brandão (PSB).

Com o grosso de seu investimento publicitário focado exatamente na TV aberta, sobretudo na afiliada Globo – Brandão viu a aprovação de sua gestão beirar os 50%, o mais baixo de um governador em anos.

Na pesquisa Veritá mostrou que, embora os aparelhos fiquem ainda ligados na TV o dia todo – por força do hábito – a repercussão não é a mesma de uma propaganda nas redes sociais, blogs e portais de notícia na internet.

Na comparação com o prefeito Eduardo Braide (PSD), que investe pesado nas redes socais, por exemplo – a derrota do governador foi de lavada.

A Rede Globo e suas afiliadas ainda têm lenha para queimar, sobretudo pelos resultados de seus investimentos lucrativos em outros setores de mídia e entretenimento.

Mas a movimentação que se iniciou esta semana reforça a ideia de que sua fórmula tradicional de comunicação já esgotou e não oferece mais os resultados prometidos aos clientes.

E quem não vê isso – a exemplo do governo Brandão – tende a fracassar na publicidade…

Marco Aurélio D'Eça

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