0

A era pós-Dino: seria Weverton o herdeiro do dinismo na esquerda?!?

Com estrutura política própria, partido estabelecido em todo o estado e influência no Maranhão e em Brasília, senador do PDT é o único nome entre os aliados do ministro da Justiça com capacidade para seguir o seu legado; mas precisa demonstrar poder de aglutinação e de manutenção de grupo ainda não claramente consolidado em sua trajetória

 

Weverton precisou de Flávio Dino em seu melhor momento, mas não obteve apoio; Agora é Dino quem recebe o apoio de Weverton em seu “pior” momento

O senador Weverton Rocha (PDT) viveu uma espécie de ano sabático em 2023.

Duramente derrotado nas eleições de 2022 para o Governo do Estado – após uma sequência histórica de vitórias desde 2010, quando disputou a primeira eleição – precisou de meses para recuperar o fôlego e manteve no primeiro semestre um incômodo silêncio, registrado neste blog Marco Aurélio d’Eça no post “O Silêncio da oposição maranhense…”.

Mesmo afastado do Maranhão, porém, manteve-se ativo em Brasília, onde tem forte influência política e articulação com todas as correntes ideológicas.

Se reaproximou de Flávio Dino em setembro, numa visita ao Palácio dos Leões na ausência do governador Carlos Brandão (PSB), episódio também registrado no blog Marco Aurélio d’Eça, no post “O cachimbo da paz entre Flávio Dino e Weverton Rocha…”.

Weverton e Dino vinham montando uma agenda comum para 2024 e 2026, que poderia ou não contemplar o próprio Brandão, dependendo das circunstâncias políticas; e é exatamente por causa desta agenda que Weverton surge como principal herdeiro do legado político do dinismo nesta era pós aposentadoria política do ministro.

Ao contrário do vice-governador Felipe Camarão (PT), cuja agenda eleitoral está amarrada à do governador.

Como mostrou o blog Marco Aurélio d’Eça no segundo documentário da série “A era pós-Dino”, intitulado “O papel de Felipe Camarão…”, Weverton tem agenda própria, tem partido e tem aliados em todo o Maranhão, o que lhe dá peso na mesa de negociações.

Seus mais de 20% de votos nas eleições estaduais – que pareceram pouco em 2022 – são significativos e orgânicos, uma vez que, na campanha, ele não conseguiu se identificar com a direita e acabou perdendo parte dos votos da esquerda pela pressão da dupla Flávio Dino/Lula em favor de Brandão.

Pode-se dizer, desta forma, que os votos de 2022 são totalmente seus.

Mas Weverton ainda precisa superar um obstáculo indissociável de seu perfil político: a incapacidade de construir grupo sólido e manter aliados para além de um círculo íntimo, que lhe influencia para o bem e para o mal.

Das eleições de 2010, quando alcançou a primeira suplência de deputado federal, até agora em 2022, passaram pelo entorno do senador  pedetista nomes como o ex-prefeito Edivaldo Júnior (sem partido), os ex-vereadores Ivaldo Rodrigues, Bárbara Soeiro e seu filho, o atual parlamentar Octávio Soeiro, os ex-deputados Julião Amin e Rubem Brito, o vereador Nato Júnior, os irmãos Gil e Glalbert Cutrim, os deputados Othelino Neto, Osmar Filho, Francisco Nagib, Zito Rolim e Rafael, os prefeitos Hilton Gonçalo, de Santa Rita, e sua mulher, Fernanda; o de Pinheiro Luciano Genésio e sua ex-mulher Drª Thaiza, além de diversos outros políticos Maranhão a fora.

A mesma capacidade de aglutinar demonstrada nos momentos de exibição de força, mostra-se refratária quando no exercício do poder ou nos momentos de intervalo eleitoral.

Muito próximo do senador pedetista desde os idos de 2007, o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça ouviu dele, certa feita, que uma de suas características principais é o empoderamento de aliados.

Além de empoderar, porém, é preciso evitar afastamentos.

Sem isso, é impossível alcançar o poder…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *