0

A era pós-Dino: o papel de Felipe Camarão…

Vice-governador é o aliado mais proeminente do ainda ministro da Justiça e o que tem posição mais estratégica no jogo de poder em 2026; mas sabe que pode ficar fora da sucessão por um simples movimento do atual governador Carlos Brandão no xadrez político nos próximos anos

 

Amigo, aliados e discípulo de Flávio Dino, Felipe Camarão tem papel estratégico nas eleições de 2026

Documentário

Ele foi um dos primeiros a comemorar a indicação do ministro da Justiça Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal.

– Viva Flávio Dino! – expressou o vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem no ministro não apenas um aliado, mas um mentor e amigo pessoal; a carreira política do vice de Carlos Brandão (PSB) se confunde com a do próprio ministro, que agora deve aposentar-se da política.

Apesar de ser um dos mais recentes no jogo do poder, dentre todos os aliados de Dino Felipe Camarão é o único no chamado entorno do ministro em condições de manter o seu legado na era pós-Dino; além da posição estratégica para 2026, consegue agregar governistas e oposicionistas; e tem um forte apelo popular.

Nenhum outro mais próximo do ministro, os chamados órfãos de Dino – Nem os deputados Márcio Jerry (PCdoB), Rubem Júnior (PT) ou Duarte Júnior (PSB), muito menos seu atual lugar-tenente Ricardo Capelli – têm condições, como Camarão, de se viabilizar em um projeto majoritário a curto e médio prazo.

Dentro do projeto de poder de Flávio Dino iniciado em 2014, Camarão foi talhado para ser gestor, para disputar eleições majoritárias.

Foi cotado à prefeitura nas eleições municipais de 2016 e 2020, chegou a se apresentar como candidato a governador pelo PT, até emplacar a vaga na chapa de Brandão, em 2022.

Seu único empecilho é o projeto pessoal do próprio Brandão, já analisado nesta série documental do blog Marco Aurélio d’Eça, no post intitulado “Brandão parece sem oposição, mas também sem nome para sucedê-lo…”.

O governador chegou mesmo a cogitar jogar o peso de sua máquina administrativa em uma eventual campanha de Felipe em 2024, apenas com o objetivo de tirá-lo do caminho em 2026, como este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou no post “Brandão quer Camarão candidato a prefeito em 2024…”. 

A primeira disputa eleitoral autêntica de Felipe Camarão dependerá do atual governador.

Felipe pode tanto ser candidato à reeleição de governador, caso assuma em abril de 2026, como também pode concorrer ao Senado, em uma chapa construída pelo atual governador, que permaneceria no cargo.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já apontou em diversos posts não ver motivo ou razão para Brandão abrir mão de um mandato no Senado Federal ou afastar-se do projeto de poder de Flávio Dino. (Relembre aqui, aqui, aqui e também aqui)

Maas nenhuma destas análises levava em consideração o fato de Flávio Dino ser ministro do Supremo Tribunal Federal, fato este que modifica toda a história política do Maranhão.

Brandão está desobrigado com Flávio Dino – que escolheu por si só aceitar a vaga no STF – mas ainda depende em suas decisões da posição estratégica de Felipe Camarão; o vice-governador sabe disso e se movimenta dentro deste cenário.

Até por que sabe que se ficar parado a onda leva…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *