0

Polarização em São Luís só interessa a Brandão e a Braide…

Disputa entre o prefeito e o grupo do governador tira de foco não apenas os demais candidatos como também outras lideranças políticas que tenham interesse na sucessão estadual de 2026, reféns que ficarão das estruturas de poder para se recolocar no debate

 

A Braide interessa a polarização com Duarte por que amplia suas chances de vitória em primeiro turno; a Duarte também interessa por que o torna, mesmo perdendo, o “potencial prefeito em 2028”

Análise da Notícia

Blogs e portais de notícia – alinhados ou não ao governo Carlos Brandão (PSB) – passaram a virada do ano inteiro repetindo um mantra: “a eleição está polarizada entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Duarte Júnior (PSB)”; e para fortalecer essa ideia, surgiram pesquisas fora de contexto e até um tal “agregador de pesquisas”, que reforçaram a ideia de que apenas Braide e Duarte estão na disputa pela prefeitura.

Mas do que os aliados de Brandão e Duarte, a ideia de polarização agrada também ao próprio prefeito Eduardo Braide (PSD).

Com apenas um adversário direto, o prefeito amplia suas chances de vencer a eleição em primeiro turno; e obviamente, por isso, via continuar a estimular essa dicotomia com o grupo do governador.

A polarização tira a concorrência de nomes com forte potencial de crescimento, como o deputado estadual Dr. Yglesio Moyses (ainda no PSB) e o ex-vereador  Fábio Câmara (PDT). O primeiro já vem sendo pressionado a deixar a disputa por falta de partido; o pedetista, por outro lado, terá que enfrentar os interesses pessoais do senador  Weverton Rocha, presidente do PDT.

Weverton é a principal força de oposição no Maranhão, mas ainda claudica na posse desta posição.

Seus movimentos indicam que ele acataria a polarização pelo simples fato de que seu único objetivo político de curto prazo é a própria reeleição ao Senado; para isso, qualquer negociação que o ponha na chapa controlada pelo Palácio dos Leões em 2026 seria de seu interesse.

Mas Weverton não é a única liderança de oposição no Maranhão; outro que pode ter influência direta em São Luís é o ex-candidato a governador Dr. Lahésio Bonfim, que alcançou nada menos que 25% dos votos na capital maranhense.

O problema é que ele não pode disputar a eleição de 24 e não apresentou qualquer nome em São Luís; poderia abraçar a campanha do deputado Wellington do Curso (sem partido), retribuindo o apoio de 2022, mas parece ignorar esta opção.

O prefeito Eduardo Braide vai estimular a polarização com Duarte por que uma eventual vitória contra a máquina do governo ganha repercussão estadual, credenciando-o à disputa de 2026; por isso ele sequer cogita negociar sua vice.

O próprio Duarte Júnior se beneficia deste embate direto com Braide por que, mesmo perdendo, garante sua reeleição à Câmara Federal e passa a ser o potencial prefeito em 2028, já que não haverá mais Braide em seu caminho.

E assim começa o teatro das eleições de 2024, com cada um dos atores cumprindo o seu papel dentro de um enredo construído por eles próprios.

Fechando todas as possibilidades ao surgimento de novos atores…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *