0

Disputa em São Luís tem apenas Braide, Duarte e Fábio Câmara efetivamente em campanha

Seja por dificuldades em encontrar partido político, seja por apatia da própria candidatura ou mesmo abandono da disputa, demais postulantes à prefeitura entraram em 2024 fora de qualquer movimentação eleitoral neste primeiro mês do ano; e só tem pouco mais de dois meses para reencontrar o rumo

 

Eduardo Braide, Duarte Júnior e Fábio Câmara são os únicos efetivamente ainda em campanha em São Luís neste início de 2024

Pensata

Este blog Marco Aurélio d’Eça aponta desde meados de 2023 que a tendência das eleições municipais de São Luís seria um afunilamento natural das pré-candidaturas, chegando a 2024 com apenas quatro candidatos efetivamente na disputa. (Relembre aqui, aqui e aqui)

Já em novembro, este blog Marco Aurélio d’Eça afirma que a “Disputa em São Luís se resume a quatro candidatos…”; mas com o primeiro mês de 2024 se encerrando, o que se vê nas ruas, na mídia e nas redes sociais são apenas três – e não quatro – ainda efetivamente na disputa.

Janeiro vai se fechando apenas com o prefeito Eduardo Braide (PSD), o deputado federal Duarte Júnior (PSB) e o ex-vereador Fábio Câmara (PDT) efetivamente disputando a Prefeitura de São Luís; eles são os únicos nas ruas, discutindo as eleições, buscando alianças e conversando com eleitores.

Nem mesmo o candidato do Partido Novo, Diogo Gualhardo, apesar de ter a legenda, se movimenta tão significativamente como candidato.

O ano eleitoral de 2024 chegou com pelo menos quatro pré-candidatos fora da disputa ou ainda buscando viabilização. São eles: Neto Evangelista (União Brasil), Yglésio Moyses (PSB), Wellington do Curso e Edivaldo Júnior (Ambos sem partido).

Evangelista começou forte como opção no início de 2023, mas foi desaparecendo do cenário e hoje mostra certa apatia, como que ainda aguardando uma decisão; Yglésio mostra-se até ativo nas redes sociais, mas pouco como candidato e mais como digital influencer – e não consegue viabilizar partido para deixar o PSB.

O ex-prefeito Edivaldo Júnior e o deputado estadual Wellington do Curso parecem mesmo praticamente fora da disputa.

Wellington ainda sonha com um partido, apesar das dificuldades em achá-lo; Edivaldo parece mesmo que já desistiu de entrar na corrida eleitoral de 2024 e deve guardar mesmo suas poucas energias políticas para um recomeço em 2026.

Apenas Eduardo Braide, Duarte Júnior e Fábio Câmara mostram-se de fato em campanha.

Duarte Júnior e a sua máquina do Governo do Estado tentam forçar uma polarização com o prefeito Eduardo Braide, que se mantém impávido em sua rota; e entre eles o pedetista Fábio Câmara, que faz o dever de casa, visitando comunidades, costruíndo alianças com eleitores e reunindo lideranças partidárias em torno de si.

O prazo para filiação partidária termina em 8 de abril; são pouco mais de dois meses para que esses candidatos sem partido consigam o que não conseguiram em um ano.

A partir de então, serão mais três meses para o início das convenções de julho; naquele momento se avaliará, de fato, o peso de Braide, de Duarte e de Câmara e seu PDT.

Por que estes são os únicos efetivamente na disputa em São Luís…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *