0

Com 2026 no radar, Braide quer vice próprio…

Prefeito de São Luís projeta uma vitória em primeiro turno, que o fortaleceria na sucessão do governador Carlos Brandão; por isso evita negociar a composição de sua chapa, mesmo correndo o risco de se isolar no âmbito estadual, o que ocorreu com o seu antecessor Edivaldo Júnior

 

Confiante na vitória em primeiro turno, Braide quer montar a própria chapa, sem alianças partidárias e com gente como Diego Rodrigues, que ele controla politicamente

O prefeito Eduardo Braide (PDT) tem evitado q1ualquer discussão com partidos para composição de sua chapa à reeleição.

Ele quer como vice um aliado da própria gestão, que não seja político tradicional e lhe deva absoluta continência; fala-se nos secretários de Trânsito, Diego Rodrigues, no secretário de Obras David Col Debella e até no atual titular da Cultura, Maurício Itapary.

O prefeito pretende mesmo deixar a prefeitura em 2026 para concorrer ao Governo do Estado, mas não quer negociar com partidos essa condição por que entende que não precisa deles para a sucessão do governador Carlos Brandão (PSB).

Com forte aprovação popular – cerca de 65%, segundo a última pesquisa DataIlha – Braide entende que o reconhecimento à sua gestão repercute em outras cidades do estado, garantindo espaço para crescimento como candidato em 2026.

MDB, PDT, PL e Podemos já chegaram a se insinuar como opções de vice, mas foram todos rejeitados pelo prefeito, apesar da força que detêm na propaganda eleitoral e do altíssimo valor do Fundo Eleitoral.

Braide passou os últimos três anos de gestão absolutamente só, sem relação com nenhum tipo de liderança política, distante da imprensa e focado apenas no controle da própria gestão, onde tem poder para botar, tirar ou movimentar qualquer peça; e com uma relação próxima nas comunidades, o que lhe garante aprovação recorde.

É com estes dados em mãos que ele vai costurando seu projeto de reeleição, beneficiado, também, pela falta de alcance de denúncias como a do escândalo do Carnaval, que nenhum efeito teve – pelo menos ainda não – em sua performance nas pesquisas.

Por isso aposta totalmente na vitória em primeiro turno, praticamente sem adversários…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *