0

Adversários veem esvaziamento de Duarte como chance de terceira via…

Clima de abandono do candidato do governo Carlos Brandão – que aumentou visivelmente com a decisão do MDB de apoiar o prefeito Eduardo Braide – levou Dr. Yglésio e Wellington do Curso, além de aliados de Edivaldo Júnior e Neto Evangelista a repensarem seus projetos; já consolidado no partido, pedetista Fábio Câmara diz que mantém rotina de pré-campanha dentro de um planejamento que o levará à disputa de segundo turno

Consolidado no PDT, Fábio Câmara acompanhou de Brasília, ao lado de Weverton Rocha, o débâcle de Duarte Jr; abertura para a terceira via

Ensaio

O visível esvaziamento da aliança em torno do pré-candidato do PSB a prefeito de São Luís, Duarte Júnior, levou a uma série de movimentações de adversários nesta quarta-feira, 13, alguns que já tinham até desistido da disputa; para todos eles, há um caminho aberto a quem se pretenda quebrar a polarização que vinha se desenhando entre as forças da prefeitura e do Governo do Estado.

O esvaziamento de Duarte Júnior começou a ser mais comentado pela própria base aliada do governador Carlos Brandão (PSB), ainda na semana passada, como foi mostrado por este blog Marco Aurélio d’Eça no post “Base governista já repensa candidatura única de Duarte…”.

Esta percepção de abandono aumentou com a decisão do MDB de apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Braide (PSD), anunciada pelo presidente nacional da legenda, Baleia Rossi.

– O jogo está aberto; uma candidatura com consistência no projeto, com carisma popular e boa comunicação com a população consegue tornar esta disputa imprevisível – comentou o deputado estadual Yglésio Moyses já em adiantadas conversas com partido de direita para concorrer à prefeitura; além dele, também está nesta condição o deputado Wellington do Curso, que está a caminho do Democracia Cristã (DC).

– Nada está decidido – comentou o também deputado Neto Evangelista (União Brasil), que já vinha dando sinais de abandono da disputa; além dele, outro que tinha abandonado a corrida, é o ex-prefeito Edivaldo Júnior; para o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), no entanto, “a candidatura de Edivaldo é fundamental para o segundo turno”.

Único postulante fora da polarização Governo X Prefeitura com partido já garantido, nominata de vereadores formada e apoio da militância e das lideranças de sua agremiação, o pedetista Fábio Câmara está desde a terça-feira, 12, em Brasília, na condição de candidato do PDT à Prefeitura de São Luís.

– Nós estamos fazendo desde agosto de 2023 a lição de casa, consolidando-se no partido, montando nossa chapa e nos apresentando às comunidades, dentro de uma estratégia absolutamente planejada por que temos convicção de onde queremos chegar; e estamos certos de que todos os acontecimentos nos fortalecem por que estamos consolidados – disse Câmara, que se reuniu no gabinete do senador Weverton Rocha com líderes nacionais do PDT.

Todos os postulantes ouvidos pelo blog Marco Aurélio d’Eça têm a mesma convicção: a de que apenas a polarização tende a favorecer o prefeito Eduardo Braide.

Fora disso, o jogo eleitoral em São Luís está totalmente aberto…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *