Pedro Lucas vê oportunidade rara no Brasil com minerais críticos…

Deputado federal maranhense entende que o país precisa deixar de ser apenas fornecedor de minério para virar potência energética mundial

 

BRASIL COMO PLAYER MUNDIAL NO MERCADO ENERGÉTICO. Pedro Lucas quer o país agregando valor ao seus minerais raros

O deputado federal maranhense Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) voltou a defender nesta terça-feira, 5, a mudança de patamar do Brasil no mercado mundial de terras raras; para ele, o país precisa deixar de ser mero exportador de matéria prima e entrar no jogo doas potências energéticas.

“O Brasil tem uma oportunidade rara nas mãos. O caminho mais inteligente para o projeto de lei dos minerais críticos não é estatizar nem repetir o velho modelo de exportar matéria-prima barata. É criar cadeia produtiva, tecnologia, processamento e conhecimento aqui dentro”, defendeu o parlamentar.

  • para virar potência econômica, o Brasil tem os pré-requisitos básicos: reservas estratégicas, demanda crescente e geopolítica privilegiada;
  • na opinião do deputado, é preciso investir no setor com metas claras, garantindo a transferência tecnologia e nacionalização da indústria.

“O país pode deixar de ser apenas fornecedor de minério para virar potência da nova economia energética. Extrair e exportar é o século passado. Agregar valor no Brasil é o futuro”, defendeu o deptuado maranhense.

O projeto que estabelece o marco histórico do setor de minerais críticos entrou em pauta no Congresso Nacional.

E o debate já está dominando a cena no Senado e na  Câmara Federal…

1

Crise entre Estados Unidos e Irã é teste para a visão de mundo de Bolsonaro…

Presidente brasileiro é visto com desconfiança pelos especialistas em política internacional, diante da postura servil ao presidente americano, pelo despreparo gerencial e pelo pouco conhecimento que demonstra da Geopolítica

 

Bolsonaro assumiu desde sempre postura submissa e servil a Donald Trump; a comunidade internacional agora espera posição brasileira diante do ataque americano ao Irã

Eleito presidente da República em um desses surtos psicóticos que abalam o inconsciente coletivo de tempos em tempos, Jair Bolsonaro vem dando seguidas demonstrações de despreparo, falta de conhecimento, incapacidade gerencial e tacanha visão de mundo.

O início do seu segundo ano de mandato apresenta a ele agora um teste de fogo para seu entendimento de Geopolítica.

O ataque das forças americanas a um aeroporto de Bagdah, no Iraque – que resultou na morte do general da Guarda Revolucionária Iraniana, Qassem Soleimani – deve ter retaliação do Irã.

O governo iraniano já anunciou que haverá vingança, abrindo um clima de guerra com impacto no mundo todo.

Desde que assumiu, Bolsonaro vem dando seguidas demonstrações de deslumbramento e servilismo  ao presidente americano Donald Trump. Tanto que entregou aos EUA a base de lançamentos de Alcântara, de onde os americanos monitoram o espaço aéreo e as bases espaciais do mundo todo. 

Esta postura do presidente brasileiro traz a tensão internacional também para o quintal do Brasil.

E a posição internacional de Bolsonaro dirá muito do futuro que o país terá neste conflito.

É aguardar e conferir…