4

Uma ideia de projeto sobre pesquisas eleitorais…

Diante do debate sobre falhas e fraudes nos levantamentos Brasil a fora, blog Marco Aurélio d’Eça torna público ideia de projeto de sua autoria, conversado ainda em 2012, quando o hoje senador Weverton Rocha assumiu mandato na Câmara Federal; à época, como agora, os institutos vinham sendo bombardeados por erros inexplicáveis nas eleições

 

Ensaio

O blog Marco Aurélio d’Eça torna mais uma vez público – diante do debate nacional sobre falhas e fraudes nas pesquisas de intenção de votos – uma ideia de projeto de lei que foi discutido com o hoje senador Weverton Rocha (PDT), quando este tinha mandato na Câmara Federal, em 2012. 

Pela proposta deste blog, as divergências entre números de institutos acabariam com a criação pela Justiça Eleitoral do Comitê de Pesquisas Eleitorais.

Este comitê, comandado pela própria Justiça e com a participação de representantes de todos os partidos que tenham candidatos majoritários seriam os responsáveis pela contratação dos institutos – atendendo a critérios rígidos – e apenas estes institutos estariam autorizados a divulgar os levantamentos.

A proposta funcionaria assim: 

O assunto discutido em 2012 com Weverton gerou até um editorial do blog Marco Aurélio d’Eça, em agosto de 2016, intitulado “Sobre fraudes em pesquisas…”

A manipulação de números ficaria inviável por que o comitê que autorizaria a divulgação seria composto por todos os partidos; e nenhum aceitaria manipulações contra si.

Com a fiscalização direta da Justiça Eleitoral e dos partidos – inclusive na tabulação dos números – o eleitor teria exatamente os cenários reais de cada momento da disputa, fosse estadual ou nacional.

À época, na avaliação de Weverton Rocha, a dificuldade de implantação desse sistema era financeira.

Hoje, porém, com o Fundo Partidário e o Fundo Eleitoral – e o controle direto dos TREs sobre os gastos dos partidos – a implantação do sistema ficaria viável.

E seria uma forma de acabar com institutos monstrengos surgidos apenas em épocas de eleição, garantindo a lisura do pleito e uma realidade de campanha bem mais justa para o eleitor.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. FALANDO DE CORDA EM CASA DE ENFORCADO.
    É MUITO CINISMO DE TUA PARTE BLOGUEIRO.
    VC PASSOU A CAMPAMHA TODA DESQUALIFICANDO AS PESQUISAS QUE MOSTRAVAM BRANDÃO EM ASCENSÃO E NUNCA ADMITIA, DIZIA QUE ERA O PALACIO QUE INVENTAVA AS PESQUISAS, QUE SEU FOGUETE MOVIDO A LENHA QUE TAVA NA FRENTE.
    E AGORA ? O QUE VC VAI INVENTAR? TE RECICLA, ESSA FUNÇÃO DE PUXA SACO É MUITO FEIA.

  2. O blogueiro que passou a eleição toda, mentindo, para inflar seu candidato, agora se oferece como alternativa para acabar com as fraudes nos institutos.
    O cinismo dessa gente não tem limites.

    • Fui por um longo tempo, leitor assíduo desse blog, de todos dos mais de 5 que eu leio diariamente, este estava entre os principais.
      Confesso que já a partir do período de pré campanha, fui deixando de ler com a mesma confiabilidade que tinha e voltei a ler, após o resultado das eleições para ver que rumo daria as suas postagens.
      Digo isso para dizer que concordo com seu comentário Ricardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *