4

Duarte Júnior perde espaço como opção da base governista em 2024…

Deputado federal que ficou em segundo lugar nas eleições municipais de 2020 tem tido pouca penetração na mídia como candidato a prefeito, enquanto o presidente da Câmara Municipal Paulo Victor torna-se o principal contraponto ao prefeito Eduardo Braide dentro do grupo do governador Carlos Brandão

 

A única imagem disponível nas redes sociais de Duarte Júnior no carnaval: ao lado da esposa Karen, isolados na multidão da avenida Beira-Mar

Análise de conjuntura

O agora deputado federal Duarte Júnior (PSB) vive momento tímido como opção de contraponto ao prefeito Eduardo Braide (PSD) nas eleições de 2024.

Praticamente radicado em Brasília, Duarte tem tido pouca aparição na mídia e pouca participação nos debates sobre São Luís, perdendo espaço para outro personagem da base governista, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PCdoB).

Próximo do governador Carlos Brandão (PSB), proativo e agregador, Victor tem ocupado todos os espaços disponíveis como opção do base para a Prefeitura de São Luís, sufocando Duarte e abrindo debate direto com Braide.

No carnaval, por exemplo, enquanto Braide e Paulo Victor, ao lado do próprio Brandão, protagonizavam as principais notícias sobre a festa, Duarte Júnior praticamente desapareceu do noticiário.

A assessoria do deputado federal limitou-se a dois releases sobre o mesmo tema: um projeto de lei que torna crime a elevação de preços durante tragédias. Nem o oportunismo do momento – diante da tragédia em São Sebastião (SP) – levou o assunto do parlamentar ao centro do noticiário.

Nas redes sociais – onde sempre foi um dos mais ativos políticos maranhenses – Duarte Júnior também se limitou a uma ou outra postagem ao lado da família; e apenas uma imagem no circuito da folia, na Beira-Mar.

Segundo colocado nas eleições de 2020, deputado federal mais votado de São Luís em 2022, Duarte Júnior tem um recall significativo nas eleições de 2024, capaz de levá-lo a um eventual segundo turno.

Mas a dificuldade de reunir a base governista em torno de si e a falta de apoio explícito do PSB à sua candidatura têm desanimado o parlamentar na corrida pela sucessão municipal.

E esse desânimo torna-se evidente neste momento da campanha…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Sendo Duarte, o Governo teria um candidato competitivo. O trabalho realizado no PROCON / VIVA, o desempenho na última eleição (2º turno), Deputado Estadual (mais produtivo da última Legislatura) e o mais votado na Capital, o credenciam para concorrer novamente para o cargo de prefeito.

  2. Se o objetivo do Governo é ganhar a Eleição Municipal de São Luís. Duarte terá uma probabilidade maior de vencer Eduardo Braide. Caso, contrário, Eduardo Braide terá reeleição tranquila.

  3. Como se explica “isolados na multidão”????
    O que dizer do ex-governador que não chegou perto do povo e preferiu ficar em cima de um trio elétrico?????

    Resp.: Isolados na multidão: Sabe o que é uma hipérbole, figura de linguagem que trata do exagero de uma ideia feito de forma intencional para passar uma mensagem? Embora deputado e ex-candidato a prefeito, percebe-se na imagem que a presença de Duarte e esposa é ignorada pelos foliões na Beira-Mar. Por isso “isolado” está o casal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *