0

Projeto de Rodrigo Lago valoriza identidade cultural maranhense

Proposta do deputado estadual, que deve ser votada nesta sexta-feira, 5, na sessão itinerante de Caxias, obriga concursos públicos no Maranhão a incluir nas provas aspectos sociais, políticos, geográficos, históricos, culturais e artísticos do estado

 

Rodrigo Lago acertou em buscar a valorização do Maranhão nas provas de concursos públicos

Uma iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) deve valorizar os aspectos socio-políticos e culturais do Maranhão em âmbito nacional.

A proposta torna obrigatória que as provas de concursos públicos no território maranhense incluam, prioritariamente, questões sobre os aspectos culturais, artísticos, históricos, geográficos e políticos do estado.

No seu entendimento, isso vai fortalecer a identidade cultural maranhense, uma vez que concurseiros de todo o país serão obrigados a estudar não apenas as provas bases de qualquer certame, mas todos os aspectos que formam a identidade do povo.

– Não faz sentido que alguém que queira vir trabalhar no Maranhão não se preocupe em conhecer a nossa identidade; por que fazer prova sobre a Farroupilha se nós tivemos a Balaiada? Por que analisar músicas de Fafá de Belém se temos Alcione? Pq estudar a poesia de outros se o Maranhão tem Ferreira Gullar?!? – questionou Lago.

O deputado falou sobre o tema nesta quinta-feira, 4, em entrevista à TV Mirante.

A proposta do deputado comunista já havia sido apresentado na Assembleia em legislaturas anteriores, mas continha aspectos inconstitucionais agora corrigidos.

O parlamentar entende que a regulamentação forçará os institutos que aplicam provas de concurso a incluir o conteúdo completo sobre o Maranhão, o que forçará o estudo de interessados em vir trabalhar no estado.

Quem quiser trabalhar no Maranhão será obrigado a conhecer a nossa identidade cultural. Isso facilitará até a sua convivência, caso seja aprovado – entende Lago.

No Maranhão, o município de Caxias já tem uma lei que obriga conteúdo sobre os aspectos do município em provas de concursos.

Por isso Rodrigo Lago preferiu que o seu projeto fosse votado no município, onde a Assembléia Legislativa realiza sessão itinerante nesta sexta-feira, 5.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *