0

MDB é trunfo de Brandão para 2026…

Com o irmão Marcus no comando do partido, governador garante mais uma legenda de peso em seu raio de influência, que pode ser fortalecido ainda mais com sua especulada entrada no União Brasil; e com força partidária, ele se transforma no maior líder do estado, com tudo o que isso traz de bom e de ruim à política

 

Com o portfólio partidário que vem montando, Carlos Brandão deixa de ser mero retrato nas mãos de Flávio Dino

Análise da notícia  

Com quase cinco meses de  mandato próprio – para o qual fora eleito em outubro – o governador Carlos Brandão (PSB) conseguiu fazer tudo o que quis no Maranhão.

Elegeu o sobrinho Daniel Brandão para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), garantiu o irmão Marcus Brandão numa diretoria de peso na Assembleia Legislativa e caminha para fazer o próximo desembargador do Tribunal de Justiça, além de alocar parentes e aliados próximos como olheiros em praticamente todas as secretarias do seu governo.

Mas as ações que lhe garantem controle administrativo do estado são apenas um aspecto do poder que Brandão vem construindo desde que reelegeu-se e deixou para trás o mandato herdado do ministro Flávio Dino (PSB).

O governador tem se mostrado uma felpuda raposa política, como poucos no Maranhão.

O controle do MDB sarneysista é o seu principal trunfo eleitoral, tanto nas eleições de 2024 quanto – e principalmente – nas eleições de 2026.

A sigla historicamente ligada à família Sarney tem poder de fogo, com uma das maiores cotas do Fundo Partidário anual e, sobretudo, do Fundo Eleitoral, distribuído em ano de eleições.

Com o controle do MDB – que será presidido por Marcus Brandão – o governador sai da linha de influência do ministro Flávio Dino, controlador do PSB , e ganha condições para navegar em faixa própria nos dois próximos pleitos.

E se conseguir o controle também do União Brasil – hoje dividido entre os deputados federais Pedro Lucas Fernandes e Juscelino Filho – Brandão passa a ser o principal líder partidário do estado, com todos os desdobramentos que isso possa significar.

Para o bem e para o mal…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *