0

Encruzilhada à frente para Brandão em 2024…

Após frustradas tentativas de aproximação com o prefeito Eduardo Braide e a falta de nomes consistentes em seu grupo para a sucessão da capital maranhense, movimentos do governador apontam para uma reaproximação com o ministro da Justiça Flávio Dino; risco de ficar fora do segundo turno em São Luís tem pesado na reavaliação do Palácio dos Leões

 

Brandão tem tentado escapar de ser mero retrato nas mãos de Flávio Dino, mas começa a olhar uma encruzilhada em sua frente

Ensaio

O governador Carlos Brandão (PSB) tentou dois movimentos políticos nos últimos meses com vistas às eleições de 2024 em São Luís; ambos frustrados.

Primeiro tentou aproximação com o prefeito Eduardo Braide (PSD), apontado pelas pesquisas como favorito na sucessão do ano que vem; emissários do governador chegaram a cogitar indicação de um vice na chapa do prefeito, que ignorou solenemente os acenos.

Esnobado por Braide e sem intenção de somar com o deputado federal Duarte Jr. (PSB) – candidato do ministro Flávio Dino (PSB) – Brandão tentou viabilizar um nome de sua própria escolha na base, mas os pré-candidatos já postos não conseguiram deslanchar nas pesquisas.

Foi então que o governador viu-se em uma encruzilhada.

Sem relações com Braide e sem candidato de peso corre o risco de ficar fora do segundo turno em São Luís, o que significará uma primeira derrota para o grupo de Dino; e ainda ficaria obrigado a escolher entre os próprios Braide ou Dino, em condições ainda mais desfavoráveis.

A segunda derrota, neste caso, será a inviabilidade do próprio nome para o Senado em 2026.

Diante deste cenário desastroso, o governador começou a refazer acenos para Flávio Dino.

Na semana passada, o governador ignorou a festa de filiação do vereador Paulo Victor ao PSDB – articulada pelo seu chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; Madeira também tratou de desmentir a própria especulação que apontava a volta do chefe ao ninho tucano. (Entenda aqui)

Derrotar Dino ou derrotar-se?!?

No início de 2023, a mídia política maranhense – incluindo este blog Marco Aurélio d’Eça – chegou a falar de comentários no Palácio dos Leões dando conta de que Brandão estaria disposto a permanecer até o final em seu governo para evitar que outro aliado de Flávio Dino – o vice-governador Felipe Camarão (PT) – assumisse o poder em 2026.

Essa hipótese já foi descartada pelo governador, pelo simples fato de que – ainda que impedisse a ascensão de Camarão – estaria derrotando a si próprio, uma vez que deixaria a política e ficaria sem mandato enquanto Dino permaneceria ao menos mais quatro anos no Senado; e cada vez mais forte em âmbito nacional.

Brandão Caminharia, portanto, para ser um novo José Reinaldo Tavares na política maranhense, tido como traidor e esquecido pelos próprios aliados.

O governador quer encerrar a carreira política como senador da República, mas hoje sabe que esta hipótese só é possível mantendo a aliança com Flávio Dino, que, inclusive, já estimula outros nomes para as duas vagas senatoriais na disputa de 2026.

Ele, o governador, já ouviu os recados dos próprios aliados de Dino de que o primeiro passo é estarem juntos na sucessão em São Luís, no mesmo palanque e com o mesmo candidato; caso contrário, será barrado em 2026.

Até por que, para o governador virar senador, obrigatoriamente tem que passar o mandato para Felipe Camarão – que pode, ou não, dependendo da maneira como for tratado ao longo de quatro anos – ignorar sua eventual candidatura.

À beira da encruzilhada, Carlos Brandão começou a fazer cálculos e já começa a perceber os riscos pessoais que corre na aventura de tornar-se politicamente independente.

Afinal, como já dizia José Sarney, em política ninguém se suicida…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *