0

Eduardo Braide e Duarte Júnior estagnados nas pesquisas

Desde o início da atual série de levantamentos sobre a disputa em São Luís, ainda em maio, prefeito aparece estacionado na casa dos 30% de intenção de votos – o que para muitos é sinal de que ele tende a perder terreno ao longo da campanha propriamente dita – mas é preciso perceber que seus índices representam quase o dobro do segundo colocado, Duarte Júnior, também com teto na casa dos 20%

 

Candidato-espelho um do outro, Braide e Duarte sonham repetir o duelo de 2020, mas estagnaram e podem dar margem à terceira via

Ensaio

Este blog Marco Aurélio d’Eça já publicou cerca de 10 pesquisas desde maio, quando se iniciou a atual série de levantamentos sobre a corrida eleitoral em São Luís; em todas elas, o prefeito Eduardo Braide (PSD) aparece na casa dos 30% e o deputado federal Duarte Júnior (PSB) figura abaixo dos 20% de intenção de votos. (Releia aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui)

Não há dúvidas de que há uma estagnação tanto de Braide quanto de Duarte, o que anima os adversários a sonhar com uma chance no segundo turno e até com uma eventual vitória nas urnas.

Para muitos, a paralisação numérica de Braide é mais preocupante pelo fato de ele estar à frente da prefeitura, com uma soma de obras e serviços fortemente divulgados e uma forte presença nas comunidades.

A estas alturas, para alguns analistas, o prefeito deveria estar em condições de vencer em primeiro turno, ainda que se levasse em conta tratar-se apenas do primeiro período da pré-campanha.

A partir dos índices de Braide, seria natural afirmar que o seu principal adversário – Duarte Júnior – pode vencê-lo em um eventual segundo turno; só que não…

Duarte também parece ter atingido o seu teto eleitoral.

A situação é ainda pior; Duarte nunca superou a margem de erro do seu índice histórico – na casa dos 20% – nem nesta, nem nas eleições de 2020. Só no segundo turno de quatro anos atrás atingiu 44%, mas quando estava em confronto direto com o próprio Braide.

Em 2020, o deputado socialista foi para o segundo turno com 22,15%; para efeito de comparação, em 2022, quando foi o deputado federal mais votado na capital maranhense, atingiu 13,12%

O cenário vivido por Braide e por Duarte mostra que o eleitor está ainda aguardando o surgimento de uma terceira via que anime a disputa.

Três nomes demonstram mais condições de ser esta via: O ex-prefeito Edivaldo Júnior (ainda sem partido), o vereador Paulo Victor (PSDB) e o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), não necessariamente nesta ordem.

A estas alturas da pré-campanha, com os números dos dois primeiros colocados se repetindo sistematicamente, apontando um teto, é possível dizer que qualquer um dos três do segundo pelotão – Edivaldo, Neto ou Victor –  têm amplas chances de vencer as eleições de São Luís.

Basta ajustar a campanha, fortalecer a relação com a população e montar um forte grupo político.

São os números que mostram isso

E os números não mentem, jamais…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *