0

Candidatos da base são obstáculos ao projeto de chapa única de Flávio Dino e Duarte Jr.

Nenhum dos nomes já postos para a sucessão do prefeito Eduardo Braide mostra-se interessado no discurso de unidade pregado pelos simpatizantes da candidatura socialista e seguem com suas pré-campanhas, todos com objetivo de chegar ao segundo turno de 2024

 

Em 2020, Flávio Dino tentou impor apoio a Duarte Júnior e precipitou derrota em segundo turno; agora quer o mesmo já no primeiro turno de 2024

Além do deputado federal Duarte Júnior (PSB), há quatro pré-candidatos a prefeito de São Luís naquilo que se convencionou chamar de base do grupo Flávio Dino/Carlos Brandão (PSB). São eles: Neto Evangelista (União Brasil), Dr. Yglésio (PSDB), Edivaldo Júnior (sem partido) e Fábio Câmara (PDT).

Nenhum deles mostra-se minimamente interessado no discurso que vem sendo pregado, nos bastidores, pelo ministro da Justiça Flávio Dino – e publicamente pelo próprio Duarte – de unidade do grupo em torno de um candidato único, que seria o deputado socialista.

Este blog Marco Aurélio d’Eça conversou com pelo menos três destes candidatos e com dirigentes partidários, que descartaram qualquer possibilidade de unidade, sobretudo em torno de Duarte Júnior.

Neto Evangelista foi direto: “Nunca nem ouvi falar disso”.

Desafeto público do socialista, Dr. Yglésio foi mais duro ainda: “não existe possibilidade; vou chegar ao segundo turno”.

Nesta sexta-feira, 3, o blog Marco Aurélio d’Eça ouviu também os presidentes regional e municipal do PDT, senador  Weverton Rocha e vereador Raimundo Penha, que não apenas reforçaram a pré-candidatura de Fábio Câmara, como classificaram de “ansiosa tentativa de antecipar os passos” a ideia de unidade em torno de Duarte.

Para conseguir seu objetivo, Duarte até mudou de postura, vem tentando ser mais simpático com membros da base e até se mostra menos arrogante, postura observada por este blog Marco Aurélio d’Eça no post “O novo momento de Duarte Júnior…”

É preciso lembrar que, em 2020, Flávio Dino tentou fazer o mesmo que tenta hoje, no segundo turno da disputa contra Eduardo Braide; e acabou vendo um esvaziamento da candidatura do seu afilhado, o que foi retratado no post “Flávio Dino e Carlos Brandão precipitaram derrota de Duarte Júnior…”.

Por essas e por outras, há claros sinais de que o sonho de confronto direto pregado pelos socialistas entre Duarte e Braide, já no primeiro turno de 2024, ficará apenas no campo das ideias.

Na prática, será cada um por si…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *