0

Brandão quer candidato a prefeito com “responsabilidade” e “harmonia” em seu grupo

Embora pressionado pelo ministro da Justiça Flávio Dino a apoiar logo o deputado federal Duarte Júnior, governador quer conversar primeiro com todos os membros e pré-candidatos da base, diz que não tem pressa para a definição de seu posicionamento, mas estabelece critérios que excluem nomes na base

 

Carlos Brandão estabeleceu critérios que excluem candidatos a prefeito em sua base aliada

Análise da Notícia

O governador Carlos Brandão (PSB) deu nesta terça-feira, 7, mais uma mostra de que ainda não está totalmente convencido do apoio do Palácio dos Leões à candidatura do deputado federal Duarte Júnior (PSB) a prefeito de São Luís.

Em entrevista à TV Mirante, Brandão admitiu que já acertou com o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) o apoio conjunto, não apenas em São Luís, mas em outros 40 maiores municípios; mas deixou claro não ter pressa para esta tomada de decisão.

– Eu não sou ditador, não tem pressa. Preciso de mais tempo para ouvir a liderança de cada um, vou conversar com eles para tomar uma decisão mais madura – revelou o governador.

Há duas semanas, Brandão chegou a cogitar participar da conferência do PSB que lançou oficialmente a pré-candidatura de Duarte, mas, como revelou em primeira mão este blog Marco Aurélio d’Eça, acabou ignorando o ato na última hora, alegando “ainda não ser o momento” para isso.

Aliados, amigos e excluídos

Nas conversas que pretende ter com “os aliados e amigos”, Brandão inclui nominalmente a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (PSB) e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSDB), além dos presidente do PP e do União Brasil, ministro dos Esportes André Fufuca e deputado federal Pedro Lucas, respectivamente.

Mas ignora os pré-candidatos Neto Evangelista (União Brasil), Wellington do Curso (PSC), Edivaldo Júnior (sem partido) e Dr. Yglésio (ainda PSB), também não cogitados pela cúpula da base.

– Eu preciso ouvir aliados e amigos antes de tomar qualquer decisão – disse o governador.

Critérios afastam pretendentes

O governador já tem definido um perfil para o candidato: além da melhor proposta, ele precisa ter “responsabilidade”, seja lá o que isso quer dizer. Dentro do governo, Duarte Júnior e Dr. Yglésio são vistos como pouco enquadrados neste perfil definido por Brandão.

Além do perfil de “responsabilidade e melhor proposta”, o candidato a prefeito em São Luís, na avaliação de Brandão, será aquele aquele que “reunir mais apoio no grupo e tiver mais harmonia”.

Ele disse que irá ouvir o PT, PCdoB, PV, União Brasil, PP, PSB e outros partidos da base antes de bater o martelo.

Mas não citou como aliado, por exemplo, o PDT, que Flávio Dino também quer enquadrado no seu projeto de hegemonia…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *