0

Auxiliares de Braide podem indicar futuro do prefeito em 2026

Aliados do governador Carlos Brandão estão atentos à saída de secretários da prefeitura neste período que antecede o fim do prazo de desincompatibilização dos que vão disputar as eleições de outubro

 

O secretário David Col Debella é um dos mais cotados para vice de Braide e sua movimentação indicará o desejo do prefeito

A movimentação dos auxiliares de Eduardo Braide (PSD) passaram a ser vistas por aliados do governador Carlos Brandão (PSB) como indicativo do futuro político do prefeito de São Luís.

Para o Palácio dos Leões, mudanças no secretariado nestes próximos 15 dias podem apontar se Braide será candidato ou não a governador nas eleições de 2026, caso seja reeleito prefeito.

Os brandonistas estão de olho em quatro movimentações específicas: as dos secretários de Governo, Márcio Andrade, de Obras, David Col Debella, e de Trânsito, Diego Rodrigues; nesta quinta-feira, 21, já deixou a Secretária de Saúde Joel Nunes, outro auxiliar na mira do governo.

Para a base governista de Brandão, esses secretários são homens de confiança de Braide e um deles será seu vice nestas eleições, caso ele decida concorrer ao Governo do Estado em 2026.

Se algum deles deixar o governo em abril – ou em junho, para casos específicos de quem vai concorrer às eleições majoritárias – significa que o prefeito tem mesmo pretensões de ser candidato nas eleições de 2026, caso se reeleja em 2024.

Caso contrário – e, sobretudo, se a atual vice Esmênia Miranda for mantida no posto – entende-se que Braide, se reeleito, ficará os quatro anos no mandato de prefeito.

E isso tem impacto significativo no projeto do governador Carlos Brandão, seja para concorrer ao Senado, seja para ficar no cargo e eleger um candidato da sua escolha ao governo.

Os movimentos de Braide, portanto, não apenas decidem seu futuro, como também influenciam diretamente o futuro do próprio Brandão.

E neste contexto, a candidatura do deputado Duarte Jr. (PSB) é, para o governo, apenas um detalhe burocrático…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *