Prefeito de São Luís passou quatro ambos desdenhando da imprensa, desprezando a comunicação, ignorando adversários, rejeitando alianças e partidos e apostando tudo nas redes sociais; agora tudo mudou e ele começa a descer do pedestal, respondendo a adversários e às críticas da população na internet, numa tentativa de recuperar a tranquilidade eleitoral
O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) passou os últimos três anos e meio de gestão com se estivesse em um pedestal inalcançável; e desta posição ignorava imprensa, partidos políticos e adversários, a ponto de desprezar até mesmo a própria Secretaria de Comunicação.
Este blog Marco Aurélio d’Eça registrou esta postura do prefeito em alguns posts:
- Em 5 de maio de 2023, em meio à queda de braço com a Câmara, foi publicado o post “Braide reage…”;
- Já em novembro daquele ano a análise foi: “Um Braide da classe política, outro Braide da população”;
- Em março de 2024, este blog mostrou que “Braide criou as condições para seguir ‘sozinho’ na política”;
- Um ano depois da primeira postagem, a visão era “Braide paga o preço do desprezo pela comunicação”.
Mas nas últimas semanas esta postura do prefeito vem mudando, como se percebesse a perda de prestígio e a ameaça eleitoral de adversários.
E essa ameaça nem vem do segundo colocado Duarte Jr. (PSB) – que parece apático em campanha – mas, e sobretudo, de novos candidatos, como o ex-vereador Fábio Câmara (PDT), que faz campanha sólida, a que pode levar a eleição para um segundo turno.
Não houve em 2024 qualquer pesquisa registrada que apontasse o desempenho dos candidatos a prefeito de São Luís; mas todos fazem levantamentos qualitativos e analisam a performance uns dos outros, para organizar o desempenho e corrigir rumos.
Braide não diz, mas seu novo perfil midiático expõe o risco que sabe estar correndo.
Senão o de perder a eleição, pelo menos o de ter que disputar um segundo turno.
É o que parece…