0

Dino perde 6 pontos para o Senado; Weverton cresce 6 para o governo

Curiosamente, a pesquisa Escutec/O Estado registrou oscilação – negativa para um e positiva para outro – nos índices de preferência eleitoral do governador e do senador ao longo de 2021

 

Caberá a Flávio Dino dizer se prefere carregar nas costas a candidatura de Carlos Brandão ou garantir capilaridade à sua candidatura de senador no palanque de Weverton Rocha

Analise de conjuntura

A pesquisa Escutec divulgada neste sábado, 2, pelo jornal O EstadoMaranhão, registrou um curioso dado envolvendo o governador Flávio Dino (PSB) e o senador Weverton Rocha (PDT).

Enquanto o governador perdeu vertiginosos seis pontos percentuais entre as pesquisas de março e de setembro, o senador foi o que mais cresceu, ganhando, no mesmo período, os mesmos seis pontos perdidos por Dino.

A leitura precisa dos números leva a um entendimento óbvio: Weverton tem hoje maior penetração popular que o governador, passados sete anos da era Dino no estado.

Em outras palavras, Flávio Dino vai precisar da força político-eleitoral de Weverton para consolidar-se como candidato a senador.

A situação do governador para o senado é  considerada arriscada, como mostrou o blog Marco Aurélio D’Eça no post “Flávio Dino já experimenta riscos para o Senado…”

E o risco torna-se ainda maior porque o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) – que muitos tentam forçar como escolhido do governador, de qualquer jeito – patina nas pesquisas e não consegue estabilizar-se nos dois dígitos.

A solução, também óbvia, é o governador ter um candidato de peso para impulsionar sua candidatura ao Senado, e não o contrário.

Flávio Dino voltou a afirmar, ontem, que escolherá seu candidato em novembro, com base nos critérios da carta-compromisso de julho.

Até lá, Weverton Rocha segue consolidado como o principal nome da base do governo na disputa de 2022.

A escolha é de Flávio Dino…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *