7

Com mais de 100 prefeitos, Weverton é o primeiro oposicionista na história a dividir base do Palácio dos Leões

Com estratégia simples de estar presente em todos os 217 municípios, senador pedetista que lidera a corrida eleitoral no Maranhão conseguiu construir um forte contraponto ao grupo do ex-governador comunista Flávio Dino, mantendo, também, forte base de deputados federais, estaduais e vereadores

 

Mesmo com apoio oficial do PT a Brandão, bandeiras petistas tremulam firmes na campanha de Weverton

Análise de conjuntura

É a primeira vez na história do Maranhão que o principal candidato da oposição ao Governo do Estado consegue dividir com o Palácio dos Leões a base de prefeitos aliados.

Líder em todas as pesquisas de referência, o senador  Weverton Rocha (PDT) tem hoje em sua base cerca de 110 prefeitos, incluindo o apoio de cinco dos 10 prefeitos dos maiores colégios eleitorais do estado: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Balsas. 

Candidato do Palácio dos Leões, o governador-tampão Carlos Brandão (PSB) não conseguiu tirar a base de prefeitos de Weverton; e para tentar se viabilizar, precisou buscar apoio do grupo Sarney, numa espécie de “pacto pela miséria do Maranhão”.

O senador conseguiu rachar também o apoio do PT, com a adesão do diretório municipal de São Luís e de vários outros municípios maranhenses; ele tem ainda apoio do presidente da CUT, da Central Sindical, da Fetaema, do Sindsep e de diversos outros sindicatos e movimentos sociais do campo progressista.

O prefeito Eduardo Braide, de São Luís, simboliza a aliança de Weverton com os maiores colégios eleitorais maranhenses

Com base de deputados federais maior que a de Brandão, o senador pedetista viabilizou com os aliados recursos federais para prefeitos de diversos municípios, o que os blindou contra as investidas do Palácio dos Leões.

A campanha de Weverton tem precedente histórico em uma de suas principais referências políticas, o ex-governador Jackson Lago (PDT), que em 2006 enfrentou o poderio do grupo Sarney, do Judiciário, do Ministério Público e da maioria dos prefeitos, mas venceu as eleições com apoio da população.

A liderança nas pesquisas e a consolidação de votos em torno dos 30% foi construída por Weverton ao longo de quatro anos, quando entrou para a história como senador mais votado do Maranhão.

Construída antes do período oficial de campanha, esta base do senador tende a se fortalecer com o horário eleitoral.

O que deve consolidar a liderança no primeiro turno…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. ACORDA ALICE !!!
    QUE PAÍS É ESSE QUE TEU CANDIDATO TEM 100 PREFEITOS??
    ELE TA É FICANDO SEM PREFEITO ISSO SIM.
    VOCÊ DEVE TÁ SOMANDO 3 OU 4 EVENTOS PRA TER ESSE NUMERO, AÍ PODERIA DÁ CERTO, MAS SÓ QUE NÃO, SÃO OS MESMOS.
    CUIDADO CO LAHESIO NO CAMGOTE DE VOCÊS.
    KKKKKKK

  2. A frase não combinou muito…
    “Com estratégia simples de estar presente em todos os 217 municípios”.
    Meu amigo, isso é muito difícil. Muito caro, muito caro mesmo.

  3. 100 Prefeitos ? Cadê esse pessoal todo Marco? Te cuida, Lahésio tá na cola de vocês. kkkkk O foguete vai explodir !!! kk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *