2

No fim, venceu a democracia…

Poderes da União mostraram força e reação imediata aos ataques terroristas, as Forças Armadas mantiveram-se em seu lugar constitucional e o Brasil saiu bem mais forte do episódio de terror promovido por bolsonaristas radicais; a postura das instituições democráticas deve marcar o ocaso do movimento político criado em torno do ex-presidente, que agora se esconde fora do Brasil

 

Apesar da omissão inicial de autoridades também já punidas pela Justiça, a polícia do Distrito Federal reagiu rápido contra terroristas bolsonaristas em Brasília

Análise da notícia

Com apoio da comunidade internacional e reação imediata aos ataques terroristas deste domingo, 8, o Brasil sai maior do episódio que deve marcar o fim definitivo do bolsonarismo no Brasil.

Embora com equívocos de procedimentos anteriores ao fato e algumas batidas de cabeça, o atual governo brasileiro mostrou-se consolidado; e a reação imediata dos demais poderes – Legislativo e Judiciário – mostrou que a democracia brasileira é sólida e capaz de reação ao fascismo.

As manifestações frustradas deste domingo, 8 – com a devida reação imediata das forças de segurança e de Justiça – acentuou também a covardia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos seus aliados mais próximos.

Bolsonaro passou quatro anos instigando este tipo de movimento; passou quatro anos sonhando com um golpe de estado que o mantivesse perpetuamente no poder, mas nunca teve coragem para agir.

Preferiu manipular as massas alienadas a agir por ele, primeiro em frente aos quarteis, na tentativa de convencer as Forças Armadas a evitar a posse de Lula e do PT; frustrado, agiu nos bastidores para construir o episódio de ontem.

Mas a reação internacional aos terroristas na sede do poder em Brasília levou o próprio Bolsonaro a reagir contra si mesmo, condenando os ataques nas redes sociais.

Já era tarde.

Enquanto aqui no Brasil as autoridades públicas reagiram com rigor, com ações policiais e judiciais, o mundo condenava os ataques e apontavam o seu mentor intelectual, escondido em uma mansão na Flórida (EUA).

As próprias autoridades americanas agora querem deportar o ex-presidente. 

Foi um teste para a democracia brasileira.

A desmobilização dos terroristas, com a prisão de algumas centenas que agora pagarão caro pelo ato, deve desmotivar novas ações, sobretudo se as reações judiciais e políticas alcançarem também o próprio Bolsonaro, símbolo maior deste triste período em que o Brasil mergulhou nos últimos quatro anos.

O Brasil sobreviveu, a democracia sobreviveu.

E as instituições saem ainda maiores…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Na minha opinião os culpados por tudo que está acontecendo no Brasil é do congresso nacional, câmara e senado. São coniventes com toda intromissão nos poderes por Alexandre de Moraes.

  2. Os maiores culpados pelo que aconteceu foi a justiça, mídia, além dos marginais da esquerda/psdb e mdb. Desde 2019 estão sabotando o BR e fizeram de tudo para roubar a eleição, ou tomada nas palavras de barrosa. Agora o caldo entornou e vem com essa de atentado à democracia e ‘terroristas’. A mesma coisa aconteceu em 2013 e com os loucos do mst em 2017. O mundo não começou ontem e a indignação com os roubos e incompetência da esquerda tem décadas. Tu sabes muito bem o que fizeram no peito de 2022, se não sabes, é porque estás mal, muito mal.
    Esse governo de luladrão será o mais caótico que o BR já teve. Além da incompetência e limitação mórbida e inerente da esquerda, não terá como repetir os resultados do primeiro governo, totalmente impossível, pois foi algo que aconteceu em toda américa latrina e que acabou em 2010 (retração total da economia no continente desde 2010) e também terá pressão popular e do executivo gigantesca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *