2

Carlos Brandão e a nova rotina política no Palácio dos Leões…

Ao mesmo tempo em que afaga aliados e reforça o projeto do grupo que venceu as eleições de outubro, governador reeleito sinaliza para adversários políticos, numa movimentação palaciana nunca antes vista no Maranhão e que pode transformá-lo no principal líder político nos próximos embates eleitorais

 

Em pouco mais de 24 horas Brandão esteve com Eduardo Braide, Flávio Dino e Felipe Camarão e com Duarte Júnior, num gesto claro de abertura do Palácio dos Leões

Análise da notícia

O governador Carlos Brandão (PSB) fez em pouco mais de 24 horas, entre o domingo, 15 e a segunda-feira, 16, três gestos políticos de fino malabarismo, com forte repercussão nos meios ligados ao poder no Maranhão.

Ainda no domingo ele recebeu em Palácio dos Leões o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) e o vice-governador Felipe Camarão (PT), num gesto de puro recado aos que esperam um afastamento entre os três. 

– Estamos unidos na amizade e na política – disse o governador.

Mas foi só amanhecer o dia, após os temporais de domingo, e lá estava Brandão novamente, no mesmo Palácio dos Leões, desta vez com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

Como não poderia deixar de ser, a recepção a Braide foi o assunto mais comentado nas rodas políticas nesta segunda-feira, 16, com diversas especulações em torno do encontro.

O dia do governador fechou com outro encontro político: o deputado federal eleito Duarte Júnior (PSB) também foi recebido em Palácio pelo governador, que assim fechou o dia com um leque de movimentos nunca visto antes no Maranhão.

Ao mesmo tempo em que afaga aliados políticos, Brandão se movimenta para aglutinar em torno de si forças políticas que não o apoiaram nas eleições de outubro, o que mostra forte articulação com vistas às eleições de 2024 e 2026.

E mostra, pela primeira vez em anos, o Palácio dos Leões aberto a todos, sem retaliações ou banimentos que marcaram as últimas cinco disputas de poder no estado, a partir de 2002. 

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Foi-se o tempo de se fazer política com sectarismo.
    Conversar com aliados e adversários é o mínimo que se espera de um governante preocupado em encontrar soluções e resolver os problemas da população.
    Parabéns, Governador!

  2. Quem pensou(e eu fui um deles) que votando em Brandão, estaria votando em Dino se enganou. O governador dá sinais fortes de que seu governo terá suas próprias digitais na administração e, principalmente, sinaliza para um governo plural e de grande coalisão, jamais visto na história da federação. É o sertanejo fazendo sua marca própria, dando lições e execrando o autoritarismo e a prepotência da casa leonina. Muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *