0

Em troca do apoio de Braide, Duarte admite apoiar reeleição de Esmenia…

Candidato do Avante a senador quer fazer parte da chapa do ex-prefeito de São Luís ao Governo do Estado, abrindo mão da disputa pela prefeitura em 2028

 

DUARTE ACEITA ATÉ ABRIR MÃO DA PREFEITURA EM TROCA DO APOIO DE BRAIDE para disputar o Senado em 2026 (Fotomontagem; blog do Diego Emir)

O deputado federal Duarte Júnior (Avante) admitiu pela primeira vez abrir mão de concorrer à Prefeitura de São Luís, em 2028, em troca do apoio do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD) e da prefeita Esmenia Miranda (ambos do PSD) à sua candidatura ao Senado.

“Se eu for eleito senador da República e poder contar com o apoio dela para esse objetivo, e ela der continuidade a esse bom trabalho, claro que ela vai ter o apoio de um senador da República para sua reeleição”, admitiu Duarte, em entrevista ao podcast UQ!, do jronalista Jeisael Marx.

  • a possibilidade de Duarte Júnior concorrer à prefeitura em 2028 é um dos principais empecilhos da aliança com Eduardo Braide;
  • porta-voz do irmão-candidato, o deputado estadual Fernando Braide (PSD) é o principal interlocutor de Duarte no grupo do ex-prefeito.

“O Duarte no PSD não faria sentido. Mas em outro partido, a gente não tem problema nenhum na aliança. Mas acho difícil que ele seja candidato ao Senado na nossa chapa. O Eduardo precisa de estrutura, de logística e de tempo de propaganda, o que Duarte não oferece”, admitiu Fernando a este blog Marco Aurélio d’Eça, na postagem “Falta de estrutura começa a pesar na campanha de Braide…”.

Se conseguir partido com bom tempo de propaganda, que tenha um candidato forte ao Senado, Braide pode ter Duarte Júnior como o segundo senador em sua chapa; o ex-prefeito não descarta, inclusive, ter de volta à sua base o deputado federal Aluisio Mendes (PRB), hoje em desconforto no governo Brandão (MDB).

Mas esta é uma outra história…

Eduardo Braide confirma candidatura a governador….

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, prefeito de São luís fala de sua trajetória e diz que agora precisa aplicar a mesma gestão também no Maranhão

 

BRAIDE VAI DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO PELO PSD e anunciou nesta terça-feira, 31, sua candidatura

O prefeito de São Luís anunciou nesta terça-feira, 31, sua pré-candidatura a governador do maranhão; em vídeo divulgado nem suas redes sociais, o prefeito disse que ouviu as vozes da rua decidiu disputar o governo.

“Eu ouvi vocês. Gente da Baixada ao Sul, Do norte ao litoral. Povo que tem o direito de ver o Maranhão que funcione por inteiro. É por vocês, por cada maranhense, que hoje eu tomo a decisão mais importante da minha vida. Sou pré-candidato a governador do Maranhão. Srá uma candidatura que nasceu do povo, de quem acredita que o Maranhão pode sair do atraso”, declarou o prefeito.

  • no vídeo, Braide fez um balanço de sua gestão de cinco anos de transformação em São Luís;
  • e disse que pretende provar que o mesmo pode ser feito também por todo o Maranhão.

Na declaração de candidatura, o prefeito de São Luís não atacou adversários e nem falou de alianças, reafirmando que não está só, e que sabe da força dos adversários no comando do governo.

“Nós não temos a máquina, não temos o dinheiro, mais temos algo muito maior: a força do povo. Foi esta força que transformou São luís e será essa força que irá tranformar o Maranhão”, declarou.

O prefeito tem até as 23h59 da sexta-feira, 3, para renunciar ao mandato de prefeito de São Luís.

Nos próximos dias ele deve se reunir com, a vice, Esmenia Miranda, e com aliados no estado.

Ministério Público recomenda à prefeitura extinção de contrato com o consórcio de ônibus Via SL…

Empresas São Miguel de Uberlândia e Expresso Rei de França vêm interrompendo sistematicamente o transporte, atingindo 27 linhas de São Luís, caracterizando incapacidade operacional

 

GARAGEM DA EXPRESSO REI DE FRANÇA. Atrasos em pagamento de salários e constante paralisação nas linhas de sua responsabilidade

A Procuradoria de Defesa do Consumidor encaminhou nesta quinta-feira, 19, à Prefeitura de São Luís a Recomendação nº 1/2026 – 12ªPJESPSLS2DC, que orienta o prefeito Eduardo Braide (PSD) a extinguir o contrato com o Consórcio de Ônibus Via SL, formado pelas empresas Expresso Rei de França e São Miguel de Uberlândia.

  • o consórcio VIA SL tem paralisado sistematicamente suas atividades, desde dezembro de 2025, prejudicando usuários de 27 linhas;
  • além disso, a Rei de França vem promovendo constante atraso no pagamento dos salários e a demissão em massa dos trabalhadores.

“A presente RECOMENDAÇÃO tem natureza preventiva e corretiva, na medida em que seu escopo é a regularização do serviço público essencial de transporte coletivo, bem como o de evitar a responsabilização cível, administrativa e criminal do ente e agentes públicos que eventualmente descumprirem as orientações estabelecidas neste documento”, explica o documento, assinado pela promotora Lítia Teresa Costa Cavalcanti. (Leia a íntegra aqui)

A quebra unilateral do contrato está previsto no item 13 do Contrato de Concessão do Serviço de Transporte Urbano de São Luís; também é previsto em artigos da Lei nº 8.987/95.

A prefeitura tem 30 dias para designar novas empresas para operar nos trechos vacantes…

Aliados de Braide publicam vídeos com produção de material de campanha…

Faltando cerca de 15 dias para o fim do prazo de desincompatibilização, o secretário Márcio Andrade e o vereador Joel Nunes exibem o que seriam adesivos e santinhos do prefeito de São Luís

 

AS IMAGENS POSTADAS PELOS ALIADOS COM A PRODUÇÃO A TOQUE DE CAIXA do material de campanha do prefeito de São Luís

O secretário de Articulação da Prefeitura de São Luís, Márcio Andrade, e o vereador Joel Nunes (PSD) postaram nesta terça-feira, 17, imagens do que seriam adesivos e santinhos de campanha do prefeito de São luís, Eduardo Braide (PSD).

  • Braide tem até o dia 4 de abril para decidir se renuncia para concorrer ao Governo do Estado;
  • o material de campanha e a postagem do vídeo indica que ele deve mesmo deixar a prefeitura.

“Alô minha Baixada!!!”, postou Joel Nunes, mostrando a confecção do que seriam adesivos com os dizeres “#Baixada com Braide”. (Veja aqui)

Já a postagem de Márcio Andrade traz os dizeres “Eu quero é Braide!!!”, e inscrições que seriam do próprio secretário, afirmando: “Quando o povo quer, não tem jeito. É Braide”.

Joel Nunes é o líder da gestão de Braide na Câmara Municipal de São Luís e um dos principais aliados políticos do prefeito.

Márcio Andrade, por sua vez, é o home de confiança do prefeito, que deve permanecer na gestão de Esmenia Miranda (PSD).

Faltam 15 dias para o fim do prazo de desincompatibilização de quem pretende concorrer ás eleições de outubro.

os vídeos de hoje indicam que Eduardo Braide vai memso disputar o governo…

Vice-prefeita de São Luís mantém agenda própria nas redes sociais…

Faltando 40 dias para o prefeito Eduardo Braide decidir se deixa ou não o comando de São Luís, Esmenia Miranda – que pode assumir o mandato – faz divulgação própria da gestão

 

PÁGINA DE ESMENIA MIRANDA NO ISNTAGRAM MOSTRA FORTE ATIVIDADE, mas pouca relação com o prefeito Eduardo Braide

Faltando exatos 40 dias de prazo para que o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) renuncie ao mandato, se quiser concorrer ao Governo do Estado,  a vice-prefeita Esmenia Miranda (PSD) mantém uma agenda proativa nas redes sociais, mas com divulgação própria das ações da prefeitura.

  • este blog Marco Aurélio d’Eça analisou as últimas 15 postagens da vice-prefeita e em nenhuma há vídeos ou fotos ao lado do prefeito;
  • a última postagem com destaque dos dois juntos se deu na divulgação da entrega da creche de tempo integral da UEB Darcy Ribeiro.

Adversários especulam que Braide teria dificuldade de relacionamento com Esmenia, o que pode ser um empecilho na sua decisão de deixar a prefeitura para concorrer ao Governo do Estado, embora lidere todas as pesquisas de intenção de votos.

“A relação de Eduardo Braide com Esmenia é de absoluta lealdade. A presença dela na chapa foi uma escolha pessoal; e foi pensada do ponto de vista estratégico”, afirmou o deputado estadual Fernando Braide (PSB), irmão do prefeito, em conversa com o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça, na Assembleia Legislativa, bem antes do carnaval.

Nas últimas duas semanas, Esmenia Miranda divulgou suas ações próprias no pré-carnaval, no carnaval e na divulgação de obras e serviços da prefeitura, mas sempre sozinha, sem imagens ao lado de Eduardo Braide.

Não há nenhuma movimentação por parte de Braide – muito menos por parte de Esmenia – que indique providências para uma eventual troca de comando na prefeitura. Nem ele, nem ela falam do assunto.

Mas as especulações devem continuar até o dia 4 de abril…

Raimundo Penha comemora inclusão do passe livre no PPA da prefeitura…

Garantia orçamentária no plano entendi plurianual é o primeiro passo para garantir a gratuidade no transporte para estudantes da rede pública de São Luís

 

RAIMUNDO PENHA DESTACOU ENTUSIASMADAMENTE a inclusão do Passe Livre Estudantil no PPA de São Luís

O vereador Raimundo Penha (PDT) destacou em contundente discurso na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 11, a inclusão do passe Livre Estudantil no plano orçamentário plurianual da Prefeitura de São Luís.

  • a gratuidade no transporte público para estudantes de São Luís foi aprovada em plebiscito em 2024;
  • mas o prefeito Eduardo Braide (PSD) não a incluiu nem no orçamento de 2025 e nem no de 2026.

“Para nós, incluir no PPA a garantia do passe livre, assim como falou o vereador Pavão Filho (PSB), que lá atrás lutou pela meia passagem, e eu tive oportunidade como presidente de Grèmio estudantil e como presidente da UMES  lutar pela manutenção da meia passagem. E hoje como vereador, ajudar a incluir no PPA e ajudar a garantir o passe livre para estudantes, pra mim é uma grande honra. Eu estudei a minha toda em escola pública e sei quanto custa no bolso de uma trabahadora e de um trabalhador, sustentar a passagem dos filhos para ir à escola”, desabafou o parlamentar.

  • a proposta de inclusão do passe livre no PPA foi feita em conjunto na Câmara;
  • a Comissão de Orçamento atuou em parceria com a comissão do Passe Livre.

A inclusão no Plano Plurianual é o primeiro passo para garantir a implantação da gratuidade no transporte público de São Luís.

A partir desta etapa, o prefeito tem a condição de planejar o orçamento para garantir oi passe livre.

“Quero agradecer aos colegas vereadores. Esta emenda do passe livre foi um diálogo da comissão de orçamento com a comissão do passe livre, que há muito tempo vem trabalhando nesta Casa. Agradecer a contribuição do Ministério Público, que é fiscal da lei e tem uma grande capacidade de diálogo. Construimos este texto, comissão de vereadores e técnicos desta Casa. Um grande dia para nós, para esta Casa. Estamos cumprindo a vontade do povo, soberanamente, que implantou o passe livre no transporte de São Luís”, destacou Raimundo Penha.

O PPA será agora encaminhado para sanção do prefeito Eduardo Braide…

Justiça obriga um “cara-a-cara” entre Paulo Victor e Braide sobre orçamento de São Luís…

Desembargadora Graça Soares Amorim cassa decisão de Primeiro Grau e devolve autonomia da Câmara Municipal, com a obrigatoriedade de votar a proposta orçamentária em quatro dias

 

PAULO VICTOR E BRAIDE SÃO OBRIGADOS A TER UM CARA-A-CARA para decidir o orçamento de 2026 em São Luís

A desembargadora Graça Soares Amorim cassou neste domingo, 8, em regime de plantão, a decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos que impedia a Câmara Municipal de legislar sobre o orçamento municipal par ao ano de 2026; a decisão de segundo grau impõe, entretanto, duas condições ao Legislativo e ao Executivo municipais:

  • 1 – o presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor (PSB), e o prefeito Eduardo Braide (PSD) têm 48 horas para se reunir e definir um caminho para o orçamento;
  • 2 – em paralelo à reunião entre os dois chefes de poder, a Câmara Municipal tem quatro dias para votar a proposta orçamentária de São Luís para o ano de 2026.

“Ressalvando-se que direitos fundamentais básicos supridos pelo município de São Luís não poderão ficar reféns de intempéries políticas”, destaca a desembargadora, em sua decisão. (Leia a íntegra aqui)

A Proposta de Lei Orçamentária Anual do município de São Luís em 2026 foi encaminhada à Câmara Municipal pelo prefeito Eduardo Braide ainda em agosto de 2025. Os vereadores alegam nos autos que a tramitação da proposta seguia seu curso natural até a interferência da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

“A Câmara Municipal, como órgão representativo da população, tem direito constitucional de organizar sua própria estrutura e funcionamento. A interferência judicial nessa autonomia, se
consolidada, causa dano institucional duradouro”, reconhece a desembargadora. Ela reconhece, por outro lado, que a suspensão da pauta causa danos também ao município.

pelas regras da tramitação, a decisão da desembargadora tem que ser cumprida até o final desta semana

Penha cobra liberação de recursos para APAE e Aldenora Bello

Vereador questiona o alto gasto da Prefeitura de São Luís com festas de fim de ano e de pré-carnaval, deixando em segundo plano os serviços de saúde

 

O vereador Raimundo Penha cobrou nesta sexta-feira, 16, que a Prefeitura de São Luís libere as emendas parlamentares destinadas à construção de uma ala pediátrica no Hospital Aldenora Bello e à ampliação do atendimento na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

  • alguns decretos que oficializam o repasse até foram publicados no Diário Oficial do Município;
  • mas os recursos – que totalizam R$ 16 milhões – ainda não chegaram às duas instituições.

“A união de esforços no parlamento municipal precisa ser concretizada com o repasse dos recursos pelo Executivo, garantindo as condições financeiras para que o atendimento a crianças com câncer seja ampliado no Hospital Aldenora Bello, assim como o acolhimento na APAE. Queremos contribuir de forma efetiva para que a população de São Luís tenha melhor assistência à saúde”, declarou o vereador.

Penha defendeu que a destinação de recursos para os serviços de saúde seja priorizada pela Prefeitura de São Luís, já que o Executivo tem verba suficiente para a realização de grandiosas festas. No réveillon e no período do carnaval, por exemplos, foram e estão sendo contratadas atrações nacionais que custam altos cachês que somam milhões de reais;

“Não é aceitável que serviços tão necessários como tratamento de câncer e assistência a pessoas com deficiência sejam colocados em segundo plano”, enfatizou ele.

No caso do Aldenora Bello, Penha destinou R$ 500 mil dos R$ 12 milhões indicados pelo grupo de vereadores;

  • em 2026, serão mais R$ 8 milhões para completar os R$ 20 milhões necessários para o hospital;
  • os recursos serão usados em intervenções físicas, aquisição e instalação de equipamentos e mobiliário;
  • os investimentos vão aumentar de 23 para 90 o número de leitos para o tratamento oncológico de crianças.

Assistência a PCDs
Ainda de forma coletiva, a Câmara de São Luís destinou R$ 4 milhões em emendas para investimento na ampliação da estrutura de atendimento da APAE, que é referência na assistência a pessoas com deficiências.

  • para essa instituição, a emenda de Penha foi de R$ 673.389,00;
  • mas nenhum repasse foi feito para a instituição até agora.

“Buscamos o diálogo com a Prefeitura de São Luís e cobramos o repasse dos recursos, pois a assistência à saúde da população de São Luís deve estar acima das divergências políticas. Nossas emendas não podem ficar no papel ou virar somente discursos. Precisam ser ações concretas na cidade, sobretudo para as pessoas que mais precisam”, finalizou Raimundo Penha.

Ele lembrou que a Câmara de São Luís já teve boas experiências na destinação conjunta de recursos para APAE, como a que garantiu a aquisição de um mamógrafo digital, no valor de R$ 1 milhão.

“Braide não renuncia ao cargo de prefeito”, afirma Miltinho Aragão…

Prefeito de São Mateus e ex-deputado estadual aposta que o gestor de São Luís ainda está no campo da incerteza por temer a obrigação de deixar o mandato na capital

 

AUTOR DE LIVROS SOBRE ELEIÇÕES, Miltinho Aragão põe dúvidas sobre a candidatura de Eduardo Braide em 2026

Repercute fortemente nas redes sociais em todo o Maranhão, desde o fim de semana, vídeo em que o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), faz um prognóstico pessimista sobre a possível candidatura do colega de São Luís, Eduardo Braide (PSD), nas eleições de 2026.

“Hoje eu arrisco dizer que Braide não renuncia ao cargo de prefeito de São Luís”, sentencia Aragão, avaliando que o prefeito teme  o período de seis meses fora do cargo, entre a renúncia e a eleição.

  • para ser candidato, Braide precisa deixar o cargo de prefeito até o dia 4 de abril;
  • depois, ele enfrenta as convenções, em julho, até chegar a eleição, em outubro.

Este blog Marco Aurélio d’Eça analisa desde o ano passado as questões envolvendo a candidatura do prefeito de São Luís.

Para ser candidato, por exemplo, ele tem que renunciar na mesma data que o governador Carlos Brandão (sem partido) precisa tomar uma decisão; este tema foi, inclusive, abordado no post “Brandão e Braide têm a mesma data-chave em 2026…”.

“Para ser candidato, ele tem que renunciar ao cargo no final de março, começo de abril. Não é licença, é renúncia”, explica Miltinho Aragão.

  • até agora, o prefeito de São Luís nunca se manifestou sobre as eleições de 2026;
  • o assunto é tratado apenas pelo seu irmão, o deptuado estadual Fernando Braide.

Quando alguém pergunta ao deputado sobre a candidatura do irmão, ele diz apenas que ainda é cedo para falar de eleição.]

mas basta alguém questionar as chances do prefeito que o deptuado começa a reforçar a candidatura…

Após denúncia deste blog Braide começa a limpar galerias da Africanos e Coroado…

Dois dias após as chuvas do natal, equipes da Prefeitura de São Luís iniciam trabalho de desentupimento das redes de escoamento d’água, paliativo que não resolverá o problema

 

CADÊ O LIXO, PREFEITO?!? Como as imagens mostram, não há lixo nas galerias, como insiste o prefeito; o problema é falta de manutenção da própria prefeitura

Equipes da Prefeitura de São Luís iniciaram neste sábado, 27, o desentupimento de uma das galerias fluviais da avenida dos Africanos e do Coroado; os serviços começaram no cruzamento da rua Minerva, ao lado da Alvorada Motos, que também sofreu com as inundações. A Alvorada pertence à família do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, aliado de Braide.

Braide só começou a fazer o serviço após denúncia deste blog Marco Aurélio d’Eça, que mostrou o alagamento na quinta-feira, 25, no post “Obra mentirosa de Braide não resolve problema da Africanos e do Coroado…”.

  • nos últimos dois dias, o prefeito foi às redes sociais culpar a própria população pelo alagamento;
  • ele diz que o acúmulo de lixo nas ruas é causa das enchentes, o que não condiz com a verdade.

Veja no vídeo que ilustra este post: não há lixo algum saindo das galerias, como insiste em contra-argumentar o prefeito.

PERCEBA NO VÍDEO QUE NÃO HÁ LIXO, mas apenas lama acumulada na galeria pelos longos períodos sem limpeza

Este blog Marco Aurélio d’Eça insiste que o problema do Coroado começou há 30 anos, quando um morador construiu  uma casa em cima da galeria de escoamento que levava as águas – que vinham dos Barés, Filipinho, João Paulo e Jordôa – diretamente para as matas do quartel; como trata-se de um pântano, a área ajudava no escoamento rápido.

Durante a campanha eleitoral, o próprio Eduardo Braide já havia prometido resolver a questão da casa, como este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou na postagem “Moradores do Coroado têm semana de debates sobre a situação do bairro…”.

Mas ele preferiu construir uma praça em cima do pântano das matas do quartel, que chamou de Compec.

E os alagamentos continuam no Coroado…