0

MDB em São Luís dividido entre Braide e Neto…

Presidente do diretório municipal, deputado federal Cleber Verde demonstra simpatia pela reeleição do atual prefeito, mas enfrenta resistências da ala sarneysista, que pretende se alinhar a um projeto do governador Carlos Brandão na capital maranhense, com o deputado estadual Roberto Costa muito mais próximo do colega Neto Evangelista

 

Roberto Costa e Cléber Verde vão medir forças no MDB – sob observação dos Sarney e dos Brandão – pelo alinhamento do partido com Braide ou com Neto, já descartadas outras opções

Análise de conjuntura

Faltando pouco menos de um ano para as convenções partidárias que definirão as alianças das eleições de 2024, o MDB tem dois rumos mais prováveis na sucessão municipal em São Luís.

Dividido entre o presidente municipal Cleber Verde e o diretório estadual, que é amplamente sarneysista e mais alinhado ao governador Carlos Brandão, o partido deve seguir com o prefeito Eduardo Braide (PSD) ou com o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil).

Com participação direta na gestão de Braide, Verde defende abertamente a aliança do MDB em torno do prefeito; mas o diretório estadual passará a ser comandado em agosto por Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB).

Além de ter o apoio incondicional da ala sarneysista do MDB, os Brandão tem como principal articulador no partido o deputado estadual Roberto Costa, que é amigo pessoal do também deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil).

Evangelista teve a pré-candidatura confirmada há duas semanas pelo presidente regional do União Brasil, deputado federal Pedro Lucas Fernandes, que o apresentou ao governador Carlos Brandão como opção da base governista.

Pelo histórico das relações que se desenharam a partir de 2018 entre Roberto Costa e o agora deputado federal Duarte Júnior (PSB) – e sobretudo com a presença da família Brandão no comando – é pouco provável que o MDB se alinhe ao candidato pessoal do ministro da Justiça Flávio Dino (PSB).

Caso vença a disputa interna, Cleber Verde dará um reforço de peso à candidatura de Eduardo Braide, que ainda tem dificuldades para alinhar partidos em sua coligação.

O apoio emedebista a Neto Evangelista, por outro lado, consolidará o deputado estadual como o principal nome da base de apoio do governador  Carlos Brandão.

De uma forma ou de outra, o MDB tornará a disputa mais acirrada na capital maranhense…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *