0

Ameaça da oposição à indicação de Flávio Dino ao STF preocupa Lula

Presidente começou a mandar emissários ao Senado para sondar as chances do ministro da Justiça, diante da reação de senadores bolsonaristas, sobretudo do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre, que vê dificuldades na aprovação do maranhense

 

Lula quer Dino no STF, mas o ministro nãos e movimenta em busca de votos, o que pode levar a uma derrota do governo e dele próprio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a agir mais fortemente para garantir a aprovação, pelo Senado, ao seu indicado para o Supremo Tribunal Federal.

A reação de senadores bolsonaristas à indicação – sobretudo se o escolhido for o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) – preocupa Lula, que tem mandado emissários para sondar as chances de Dino e de outros possíveis indicados.

Lula vai indicar o novo ministro do STF na semana que vem, após aposentadoria compulsória da ministra Rosa Weber, na próxima segunda-feira, 2.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça – que encaminha a indicação para apreciação do plenário – o senador  Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) tem dito nos bastidores que o nome de Dino enfrenta resistências; outra manifestação pública veio do senador  Flávio Bolsonaro (PL-RJ, que pretende “tornar um inferno” a votação da indicação do maranhense.

Para ser aprovado no Senado Federal, o nome indicado pelo presidente da República ao STF precisa ter ao menos 41 dos 81 votos possíveis; a última vez que um nome foi rejeitado no Senado para o Supremo ocorreu há 130 anos, em 1894.

O problema é que o próprio Alcolumbre tem um candidato ao STF, o advogado Bruno Dantas; por isso, deve criar embaraços a Flávio Dino, caso o ministro da Justiça não se movimente em busca da aprovação dos colegas.

Outro problema é a falta de movimentação do próprio Dino; como até agora ele tenta demonstrar certa indiferença ao seu favoritismo, acba não indo em busca dos votos necessários.

E essa postura blasè do ministro pode prejudicar sua votação, o que seria uma derrota política.

Tanto para o governo quanto para ele…

Com informações de O Globo

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *