0

Lula sinaliza recuo em indicação de Dino ao STF…

Em café com jornalistas – e após ver seu indicado à DPU ser rejeitado – presidente deu sinais de que teme as ameaças daquela que poderia se tornar a pior derrota do seu governo no Senado Federal, diante da dificuldade de relacionamento do ministro da Justiça com seus pares no Congresso Nacional

 

Sem Flávio Dino presente, Lula sentiu-se mais à vontade para expor suas angústias aos jornalistas em café da manhã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu claro sinais nesta sexta-feira, 27, em fala que repercutiu o dia inteiro na mídia nacional, de que parece temer uma nova derrota no Senado Federal, caso indique o ministro da Justiça Flávio Dino para o Supremo Tribunal federal.

No início da semana, Lula viu seu indicado para a Defensoria Pública da União, Igor Roque, ser rejeitado no Senado, destino que os oposicionistas também ameaçam dar ao próprio Dino.

O fato é que a propalada indicação de Flávio Dino para o STF subiu no telhado.

– Aí tem outra coisa que eu fico pensando: aonde ele será mais justo, no lugar que ele está ou na Suprema Corte? Isso é uma dúvida que eu tenho e que eu vou conversar com muita gente ainda até a hora de esoclher. Mas eu vou escolher a pessoa certa – afirmou Lula, dentre muitas falas que mostram incerteza na indicação de Flávio Dino.

A ausência de Dino no café da manhã – ele está no Paraguai em missão oficial do governo – parece ter deixado Lula mais à vontade para expor suas angústias em relação ao ministro.

O blog Marco Aurélio d’Eça já havia apontado a dificuldade de Flávio Dino em relação ao Congresso Nacional, o que poderia levar àquela que se tornaria a mais humilhante derrota do governo no Senado.

Essa antipatia a Dino no Congresso Nacional já havia sido mostrada no post “Flávio Dino cada vez mais inviabilizado em Brasília…”  e também no post mais recente “A antipatia do Congresso por Flávio Dino…”.

Esta semana, novo post do blog Marco Aurélio d’Eça revelou a provocação do senador Flávio Bolsonaro, logo após a rejeição da indicação de Igor Roque, ameaçando derrotar também a indicação de Dino ao Supremo.

Os riscos de uma humilhação pública – do ministro e do seu governo – parecem ter levado Lula a repensar a indicação do maranhense para o STF.

Resta agora decidir o que fazer com Dino no próprio governo…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *