Senadora Ana Paula assume hoje o comando do PSB no Maranhão…

Parlamentar terá ato de filiação às 11h30, em Brasília, confirmando informação dada em primeira mão por este blog Marco Aurélio d’Eça, ainda em meados de julho

 

DE VOLTA PRA CASA. Ana Paula retorna ao PSB e assume o comando do partido no Maranhão

Este blog Marco Aurélio d’Eça publicou no dia 17 de julho o post “Ana Paula toma de Brandão comando do PSB no estado…”.

A notícia, em primeira mão, primeiro foi contestada pelo governo Carlos Brandão (PSB), mas a negação se rendeu aos fatos sempre rigorosamente apurados por este blog.

O Palácio dos Leões tentou, então, usar a sua força política para impedir a volta de Ana Paula ao partido.

  • primeiro ofereceu à direção nacional o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT);
  • Depois, prometeu a filiação de outros dois parlamentares: Marreca Filho (SDD) e Junior Lourenço (PL).

Nenhuma das propostas convenceu o presidente nacional João Campos (PE), que reiterou por diversas vezes a entrada da senadora e a transferência do comando partidário para ela.

Para o ato de filiação de Ana Paula, nesta quarta-feira, 6, estão em Brasília, além do marido, deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) – e do vice-governador Felipe Camarão (PT) – também os deputados do PCdoB, do PSB e da nova oposição na Assembleia Legislativa.

Entre eles Fernando Braide (Solidariedade), irmão do prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD).

Mas esta é uma outra história…

 

Lula sinaliza recuo em indicação de Dino ao STF…

Em café com jornalistas – e após ver seu indicado à DPU ser rejeitado – presidente deu sinais de que teme as ameaças daquela que poderia se tornar a pior derrota do seu governo no Senado Federal, diante da dificuldade de relacionamento do ministro da Justiça com seus pares no Congresso Nacional

 

Sem Flávio Dino presente, Lula sentiu-se mais à vontade para expor suas angústias aos jornalistas em café da manhã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu claro sinais nesta sexta-feira, 27, em fala que repercutiu o dia inteiro na mídia nacional, de que parece temer uma nova derrota no Senado Federal, caso indique o ministro da Justiça Flávio Dino para o Supremo Tribunal federal.

No início da semana, Lula viu seu indicado para a Defensoria Pública da União, Igor Roque, ser rejeitado no Senado, destino que os oposicionistas também ameaçam dar ao próprio Dino.

O fato é que a propalada indicação de Flávio Dino para o STF subiu no telhado.

– Aí tem outra coisa que eu fico pensando: aonde ele será mais justo, no lugar que ele está ou na Suprema Corte? Isso é uma dúvida que eu tenho e que eu vou conversar com muita gente ainda até a hora de esoclher. Mas eu vou escolher a pessoa certa – afirmou Lula, dentre muitas falas que mostram incerteza na indicação de Flávio Dino.

A ausência de Dino no café da manhã – ele está no Paraguai em missão oficial do governo – parece ter deixado Lula mais à vontade para expor suas angústias em relação ao ministro.

O blog Marco Aurélio d’Eça já havia apontado a dificuldade de Flávio Dino em relação ao Congresso Nacional, o que poderia levar àquela que se tornaria a mais humilhante derrota do governo no Senado.

Essa antipatia a Dino no Congresso Nacional já havia sido mostrada no post “Flávio Dino cada vez mais inviabilizado em Brasília…”  e também no post mais recente “A antipatia do Congresso por Flávio Dino…”.

Esta semana, novo post do blog Marco Aurélio d’Eça revelou a provocação do senador Flávio Bolsonaro, logo após a rejeição da indicação de Igor Roque, ameaçando derrotar também a indicação de Dino ao Supremo.

Os riscos de uma humilhação pública – do ministro e do seu governo – parecem ter levado Lula a repensar a indicação do maranhense para o STF.

Resta agora decidir o que fazer com Dino no próprio governo…