0

Família Brandão quer vice de Duarte para o MDB, mas articulação envolve interesses…

Passa pelos interesses imediatos e de longo prazo do PT, partido do presidente Lula e do vice-governador Felipe Camarão, a cessão da vaga para a dirigente emedebista Mariana Brandão, que passou a ganhar espaço na propaganda eleitoral do partido; ela é filha do presidente regional da legenda Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão

 

Mariana Brandão passou a ser o rosto do MDB em São Luís e é o nome do partido para compor a chapa encabeçada por Duarte Júnior

Análise da Notícia

Desde que o vice-presidente do MDB no Maranhão, deputado estadual Roberto Costa, declarou a este blog Marco Aurélio d’Eça ter a dentista Mariana Brandão como opção de vice na aliança com o deputado federal Duarte Júnior (PSB) – espécie de contraponto aos interesses do presidente municipal do partido, Cléber Verde – ela passou a ganhar espaço dentro da legenda.

Neste início de semana, Mariana ganhou espaço na TV ao estrelar a propaganda partidária do MDB, assunto tratado em grande parte da blogosfera política.

Segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, o MDB e a família do governador Carlos Brandão (PSB) trabalham mesmo para ter Mariana na chapa de Duarte, mas precisam vencer alguns obstáculos políticos, entre eles os interesses do PT, partido do presidente Lula e do vice-governador Felipe Camarão.

Uma das ações que já começaram a ser postas em prática é o recrutamento de setores do próprio PT para convencer os demais integrantes da sigla a ceder a vaga, cuja cotada seria a suplente de vereadora Cricielle Muniz.

A equação passa também pela garantia da candidatura de Felipe Camarão em 2026 – também com um vice emedebista – e pelo conselheiro estadual do TCE, Washington Oliveira, que estaria prestes a antecipar sua aposentadoria no Tribunal de Contas do Estado para assumir vaga na Secretaria de Representação do Governo do Maranhão em Brasília.

A indicação da sobrinha do governador Carlos Brandão na chapa agrada o próprio candidato Duarte Júnior, que entende no gesto uma garantia de que o Palácio dos Leões estará, de fato, empenhado em sua campanha; Mariana é filha de Marcus Brandão, irmão do governador e homem-forte do governo e do MDB.

Mas a retirada do PT da chapa abre espaço para outro movimento.

Filiado à Federação Brasil-Esperança, formada também por PCdoB e PV, o PT ficaria livre para apostar na candidatura do ex-prefeito Edivaldo Júnior, ainda sem partido; a candidatura de Edivaldo é defendida pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), hoje no comando da FBE, como forma de garantir o segundo turno em São Luís.

A movimentação política tentando impedir a reeleição do prefeito Eduardo Braide (PSD) em primeiro turno – o que o transformaria em forte nome para 2026 – mostra-se, portanto, em plena articulação.

E será um teste de fogo para a capacidade de articulação do governador…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *