Em quatro anos, Braide repassou quase R$ 155 milhões às empresas de ônibus

Recursos públicos são entregues ao SET, sindicato que reúne os empresários, como subsídio para cobrir as várias formas de gratuidade no transporte público de São Luís

 

A FUNDO PERDIDO. É praticamente o prefeito quem dirige o transporte público, com repasses às empresas que chegaram a R$ 155 milhões em quatro anos

O prefeito Eduardo Braide (PSD) vem aumentando sistematicamente os repasses de recursos públicos ao Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís (SET); no total, em seus primeiros quatro anos de mandato, foram mandados ao SET nada menos que R$ 154,9 milhões.

  • o dinheiro é uma espécie de compensação que a prefeitura dá às empresas para cobrir as gratuidades no transporte;
  • mesmo com os aportes, as empresas ainda ganham com a venda de passagens e a fiança da prefeitura na compra de ônibus.

“Ao longo de vários anos esses empresários foram acostumados a usar os trabalhadores para deixar a população sem transporte e com isso forçar o município a autorizar um aumento abusivo nas passagens. Somente no ano passado, a prefeitura repassou aos empresários de ônibus R$ 89 milhões em subsídios para que o serviço melhorasse”, desabafou Braide, nesta segunda-feira, 17, ao denunciar os empresários pela greve dos rodoviários.

– Em 2021, primeiro ano de sua gestão, Braide repassou ao SET R$ 7,5 milhões;

– Esse repasse mais que dobrou em 2022, chegando a exatos R$ 16 milhões;

– Em 2023, o valor quase que triplicou, chegando a R$ 42,4 milhões;

– No ano eleitoral de 2024 o subsídio alcançou R$ 89 milhões.  

Em troca desses repasses, o SET assumiu o compromisso de incluir 128 ônibus novos no sistema, de acordo com a página da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT).

Esta história foi contada com exclusividade neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Confiando na compensação de Braide, donos de ônibus gastaram R$ 100 milhões em novos veículos…”. 

Como acontece em todo mês de fevereiro, a pressão por mais aumento de passagem – e consequentemente, de subsídio – começou nesta segunda-feira, 17.

Desta vez, porém, Eduardo Braide diz que não aceitará a ação da máfia dos transportes…

Paulo Victor garante urgência a projeto de Braide sobre Uber grátis durante a greve

Presidente da Câmara Municipal reagiu ao vídeo do prefeito e disse que o projeto estará pautado automaticamente – em regime de urgência – assim que chegar à Casa

 

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), garantiu nesta segunda-feira, 17, as condições para votação urgente do projeto pelo qual o prefeito Eduardo Braide (PSD) quer dar corridas de Uber pagos com dinheiro público para a população, durante a greve de ônibus.

“Neste momento meu comunico a todos os usuários de transporte público que quando chegar este projeto, caso estará pautado em regime de urgência, para que a gente encontre o melhor caminho para a cidade e saia do colapso do transporte público”, afirmou PV.

  • em suas redes sociais, Braide anunciou que o projeto autoriza a prefeitura a pagar transporte por aplicativo para a população;
  • ele garantiu também que, caso o projeto seja aprovado amanhã, amanhã mesmo ele operacionaliza o pagamento das corridas.

GARANTIA DADA. Paulo Victor já deu a Bride as garantias para tramitação urgente do projeto de Uber grátis em São Luís

O prefeito ainda não explicou como pretende operacionalizar a garantia de transporte por aplicativo – Uber, 99, Taxi – para o usuário.

  • São Luís tem cerca de 700 mil usuários de ônibus por mês;
  • o transporte custa aos cofres públicos R$ 8 milhões ao mês

Do presidente da Câmara Municipal o prefeito já tem a garantia de tramitação rápida do seu projeto.

Agora é articular os demais vereadores a votar favoravelmente…