0

A chapa de Flávio Dino…

Acenando para um gesto de renovação total nas instâncias de poder político no Maranhão, governador comunista aponta para ter dois candidatos a senador da nova geração e um vice igualmente jovem, para sucedê-lo em 2022, caso se reeleja em outubro

 

Com Weverton Rocha e Eliziane Gama, Flávio Dino pode contrapor a principal chapa adversária ao Senado

O governador Flávio Dino (PCdoB) dificilmente anunciará a decisão nos próximos meses; e provavelmente ele se seus aliados negarão.

E pode, inclusive, mudar a decisão, diante de pressões outras.

Mas o fato é que o governador decidiu montar sua chapar para a reeleição apenas com jovens lideranças da política maranhense, com ou sem mandato.

Para o Senado Federal, Flávio Dino vai apoiar os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane (PPS), num claro contraponto à chapa que deve ser encabeçada pela sua principal adversária, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Roseana terá o ministro Sarney Filho (PV) e o senador Edison Lobão (MDB) como candidato às mesmas vagas. Ambos já têm mais de 30 anos de vida pública, em diversos cargos no estado e no país.

O que Dino pretende, com Weverton e Eliziane é dar ao eleitor um recado de renovação na bancada maranhense no Senado, o que não deixa de ser uma ousadia.

Felipe Camarão tem sido figura constante nas ações de Dino, mas o governador tem também a opção Marcelo Tavares

Para a vice, o comunista está entre dois caminhos: efetivar o atual secretário de Educação, Felipe Camarão (agora no DEM), ou abrir vaga para o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB).

A indicação de Tavares teria o potencial adicional de contemplar o deputado federal José Reinaldo Tavares (Sem partido); ou neutralizá-lo, caso ele queira manter a candidatura senatorial em outra chapa.

Com apenas jovens políticos em sua chapa – todos na faixa dos 40 anos ou menos, bem menos – Flávio Dino reafirmará a ideia de que chegou ao poder para renovar a política.

É uma forma de dizer também que, caso se reeleja, terá como potenciais sucessores gente ainda na flor da idade, capaz de brigar mais efetivamente pelo Maranhão.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *