0

MDB prepara saída da gestão de Braide…

Vinculada diretamente ao projeto de poder do governador Carlos Brandão, cúpula estadual do partido tenta demover o deputado federal Cléber Verde da aliança com o atual prefeito de São Luís; para isso, anuncia a entrega da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, ocupada atualmente por André Campos, graduado assessor do deputado estadual Roberto Costa

 

A imagem da filiação de Cleber Verde mostra o prefeito Eduardo Bride e toda a cúpula sarneysista do MDB, incluindo Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão

O MDB maranhense deve anunciar em breve uma medida que simbolizará o afastamento da gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) em São Luís: o partido vai entregar a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, ocupada hoje pelo ex-candidato a vereador André Campos.

A informação é do blog do jornalista Alberto Leitão.

A entrega do cargo significa que, na prática, a cúpula maranhense do partido estará anunciando o rompimento com Braide, a despeito das tentativas do seu atual presidente municipal deputado federal Cleber Verde.

Hoje Verde é o único emedebista – cristão-novo na legenda – a defender a aliança com o prefeito; este racha foi revelado ainda em junho pelo blog Marco Aurélio d’Eça, no post “MDB dividido entre Braide e Neto…”.

Toda a ala sarneysista do partido – e sobretudo o deputado estadual Roberto Costa, hoje o mais ativo representante do MDB no Maranhão – defende aliança em torno de um candidato apoiado pelo governador Carlos Brandão (PSB).

Cleber Verde tem como trunfo o acordo com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP); sua filiação ao partido implica o controle absoluto das negociações sobre as eleições municipais em São Luís.

Foi Rossi quem garantiu ao colega deputado que a aliança com Braide “é prego batido em São Luís”.

Verde também tem um aliado no secretariado de Braide – Romário Barros, no Desporto – mas este nada tem a ver com o MDB, que a partir de agosto passará a ser comandado em âmbito estadual por Marcus Brandão, irmão do governador.

De qualquer forma, o debate sobre 2024 em São Luís deve acirrar os ânimos no partido a partir de então…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *