0

As razões da indiferença de Flávio Dino com Brandão

Historicamente tido por rancoroso, ministro começou a se afastar a partir da montagem do governo, logo após resultado das eleições de 2022, ações registradas na linha do tempo pelo blog Marco Aurélio d’Eça; e tem resistido às investidas do governador para tentar refazer os laços de amizade cortados com o ainda aliado

 

Brandão tenta se aproximar, mas Dino nem sorri quando é obrigado a estar no mesmo ambiente que o governador

Análise da Notícia

A mídia política maranhense – incluindo este blog Marco Aurélio d’Eça – repercutiu nesta terça-feira, 8, vídeo que mostra a indiferença do ministro Flávio Dino no trato com o governador Carlos Brandão, na Cúpula da Amazônia, em Belém (PA).

Na mesma terça-feira, 8, pela manhã, este blog Marco Aurélio d’Eça já havia postado Ensaio em que mostra a encruzilhada que Brandão pode enfrentar em 2024, caso Dino mantenha-se afastado.

A repercussão negativa do vídeo de Belém levou aliados do governador a espalhar nesta quarta-feira, 9, outro vídeo, como que querendo dizer ao mundo: “Flávio Dino tratou, sim, Brandão com atenção em Belém”.

Mas o remendo teve efeito contrário.

Os dois vídeos comprovam que a indiferença nas relações dos dois aliados ocorre mesmo por vontade exclusiva de Flávio Dino, não de Brandão; e o vídeo espalhado pelo Palácio dos Leões confirma o post deste blog Marco Aurélio d’Eça sobre a encruzilhada que Brandão tem à frente.

Mas por que Flávio Dino tem reagido com indiferença a Brandão?!?

O que deixou magoado o ministro, conhecido pelo rancor?!?

Movimentos de Brandão incomodaram Dino

Para encontrar as razões, é preciso recorrer a uma série de posts do blog Marco Aurélio d’Eça na linha do tempo da relação de Brandão e Dino, desde o fim das eleições de 2022.

Logo depois do segundo turno, Brandão começou a montar seu governo próprio; afastou aliados importantes de Dino, mostrou interesse na Segurança Pública, aproximou-se do grupo Sarney e mexeu em outras peças do esquema comunista. 

Ao mesmo tempo, o governador começou a construir uma alternativa ao deputado Othelino Neto para o comando da Assembleia; à época, a mídia política especulou os nomes dos deputados Arnaldo Melo (PP) e Antonio Pereira (PSB), até que em 30/11/2022 o blog Marco Aurélio d’Eça trouxe o post “Brandão quer homenagear as mulheres com Iracema Vale na Assembleia…”.

Pegos de surpresa, Othelino e Flávio Dino tentaram reagir nos bastidores; até que em 09/12/2022 o então presidente da Assembleia revela os acordos à TV Mirante, fato registrado no blog Marco Aurélio d’Eça com o título “Othelino garante que falou de presidência quando fechou apoio a Dino e Brandão…”.

O Natal e a virada do ano vieram já em clima de desgaste entre o governador e o então senador eleito; Brandão assumiu sem a presença de Flávio Dino, que também ignorou outras festas relacionadas à posse no novo governador.  

Brandão conseguiu mesmo impor Iracema Vale na Assembleia e deu a Othelino a representação do governo em Brasília, uma vez que a esposa Ana Paula Lobato já iria assumir a vaga de Flávio no Senado.

Quatro meses de silêncio e desencontros em 2023

No sábado de carnaval o blog Marco Aurélio d’Eça trouxe o post “A guerra fria entre Brandão e Flávio Dino…”. Os dois também não se encontraram nos bailes, fato registrado em “Flávio Dino rejeitou convite de Brandão para o carnaval…”.

Uma das principais chateações de Dino tinha nome e sobrenome, revelado em Marco Aurélio d’Eça no dia 10/03/2023, com o título “Demissão de Ted Lago foi a maior perda de Flávio Dino no governo Brandão…”.

O primeiro encontro entre o ministro e o governador em 2023 só se deu em 23/04, fato também registrado pelo blog Marco Aurélio d’Eça, em uma Imagem do Dia com o título “Brandão e Flávio finalmente juntos em 2023…”.

Brandão corre atrás e Dino se esquiva de aproximação

Desde então, a tal “guerra fria” vive momentos de alta e baixa tensão e ganha rumores maiores quando se fala das eleições municipais;  nos bastidores da política, no entanto, o senso comum é que, hoje, esse afastamento se dá muito mais por rancor do próprio Dino.

Foi exatamente esta situação que o blog Marco Aurélio d’Eça mostrou no post “Encruzilhada à frente para Brandão em 2024…”, exatas 11 horas antes da publicação do vídeo da indiferença em Belém.

Justificadas ou não, essas são as razões na linha do tempo para que, hoje, Flávio Dino se mantenha distante, afastado e indiferente aos acenos de Brandão.

E os vídeos que ganharam a internet só confirmam que o governador enfrenta resistências para refazer esses laços.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *