0

“Vamos decidir juntos [sobre 2024]”, disse Brandão a Flávio Dino

Governador recebeu telefonema do ministro da Justiça, dia desses, para tratar de outras questões institucionais e acabaram conversando sobre a sucessão do prefeito Eduardo Braide, ocasião em que o ocupante do Palácio dos Leões deixou claro a intenção de estarem no mesmo palanque em São Luís

 

Brandão vem dando sinais de que não pretende romper com Flávio Dino; e quer decidir junto com o aliado a sucessão em São Luís

Se depender mesmo do governador Carlos Brandão (PSB) não haverá rompimento com o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB); pelo menos não por motivo relacionado à sucessão em São Luís.

Segundo interlocutores deste blog Marco Aurélio d’Eça próximos tanto a Brandão quanto a Dino, os dois tiveram uma conversa dia desses em que Brandão deixou claro sua intenção de caminharem juntos contra o prefeito Eduardo Braide (PSD).

De acordo com o que Marco Aurélio d’Eça ouviu dos brandonistas – informações confirmadas também pelos dinistas – o ministro ligou para tratar de outras questões relacionadas à relação institucional com o Maranhão e aproveitou para conversar sobre as eleições municipais.

Travou-se então o seguinte diálogo:

– Como andam as conversas aí sobre as eleições em São Luís?!? – quis saber Dino.

– Vamos ter que decidir juntos – respondeu Brandão.

Não ficou claro ao blog Marco Aurélio d’Eça se a conversa se deu antes ou depois do último encontro público dos dois, em Belém, quando vazou um vídeo em que Dino mostra-se frio no cumprimento, e Brandão fez questão de vazar outro, mostrando relação mais cordial entre os dois.

Mas o fato é que o governador tem mostrado total interesse na reaproximação com o ministro, fato já destrinchado em Marco Aurélio d’Eça, no post “Encruzilhada à frente para Brandão em 2024…”.

E a reaproximação começa a ficar bem mais possível por que – apesar de alguns setores da mídia política ainda insistirem em um possível apoio a Braide – aliados mais próximos a Brandão deixam claro que “falta confiança do governador no prefeito”.

Nesta terça-feira, 15, o PSB praticamente selou a candidatura do deputado federal Duarte Júnior, que deve ter o apoio do governador, embora este continue achando que o próprio parlamentar “não se ajuda”.

Duarte é o nome do grupo com mais chances de chegar ao segundo turno contra Braide; o apoio de Brandão selaria a aliança com Dino em 2024, mesmo com uma eventual derrota do deputado.

Cumprindo seu papel de aliado na sucessão municipal, o governador garantiria maior poder de fogo na própria sucessão, em 2026, quando deve disputar uma vaga no Senado ou mesmo permanecer no governo para apoiar outro nome.

Ocasião em que Flávio Dino não terá mais do que reclamar…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *