0

FAMEM participa da I Assembleia Geral da Rede de Ouvidores do Maranhão…

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Roberto Costa, participou nesta terça-feira, 3, no auditório Salvador Fernandes, da Controladoria-Geral da União (CGU), da I Assembleia Geral da Rede de Ouvidores do Maranhão (REDOMA).

O encontro reuniu representantes de órgãos públicos, instituições e entidades com o objetivo de fortalecer a atuação das ouvidorias como instrumentos de transparência, participação social e aprimoramento da gestão pública.

Durante a programação, foram discutidos temas relacionados ao fortalecimento da escuta cidadã, à integração entre os órgãos de controle e à ampliação dos mecanismos de diálogo entre a administração pública e a população. Um dos destaques foi a apresentação de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado à implantação e ao fortalecimento de ouvidorias municipais, resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Transparência e Controle, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Controladoria-Geral da União.

Segundo o secretário de Estado da Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel, a iniciativa busca ampliar a presença das ouvidorias nos municípios maranhenses, utilizando a estrutura do Viva Procon para funcionamento das unidades locais, além de oferecer sistemas, treinamento e capacitação aos servidores municipais.

“O papel da FAMEM é fundamental, pois é por meio da Federação que conseguiremos chegar aos municípios, apresentar essa proposta aos prefeitos e reforçar a importância das ouvidorias para a melhoria dos serviços públicos prestados à população”, destacou.

A REDOMA tem como propósito promover a articulação entre ouvidorias públicas, estimular o intercâmbio de experiências e contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos cidadãos.

Durante o evento, Roberto Costa ressaltou que as ouvidorias representam uma importante ferramenta de apoio à gestão pública, permitindo que os gestores conheçam de forma mais precisa as demandas da população e aprimorem a prestação dos serviços municipais.

Para o presidente da FAMEM, a escuta ativa da população é essencial para a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas às necessidades reais dos cidadãos.

“Esse é um debate que interessa diretamente aos gestores municipais. A ouvidoria é uma ferramenta estratégica porque aproxima a administração pública da realidade vivida pela população. Muitas vezes, ela permite identificar problemas, avaliar serviços e apontar caminhos para que o gestor tome decisões mais assertivas. Nos municípios, é onde a vida acontece e onde os problemas precisam ser enfrentados diariamente. Quanto mais instrumentos tivermos para ouvir a população e compreender suas demandas, melhores serão os resultados entregues à sociedade”, afirmou.

Roberto Costa também destacou que fortalecer as ouvidorias significa fortalecer a transparência, o controle social e a qualidade dos serviços públicos.

“Quando criamos mecanismos que permitem ao cidadão participar, fiscalizar e contribuir com sugestões, estamos fortalecendo a gestão pública e garantindo mais eficiência na aplicação dos recursos e na prestação dos serviços. Quem ganha com isso é a população”, acrescentou.

A participação da FAMEM reforça o compromisso da entidade com o fortalecimento dos mecanismos de transparência, controle social e modernização da gestão pública, contribuindo para que os municípios maranhenses tenham cada vez mais instrumentos de diálogo, participação cidadã e melhoria dos serviços oferecidos à população.

Da Assessoria

FAMEM lidera comitiva de prefeitos em debate com a bancada federal

Reunião no plenário 10 da Câmara dos Deputados, integrou a programação da Marcha a Brasília e debateu os impactos financeiros enfrentados pelos municípios

 

AO LADO DE SENADORES E DEPTUADOS, PREFEITO ROBERTO COSTA liderou a reunião da CNM e da Famem em Brasília

O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Roberto Costa (MDB), reuniu prefeitos maranhenses, parlamentares e representantes institucionais durante encontro com a bancada federal do Maranhão.

  • foram discutidos os impactos do Piso do Magistério, precatórios e as compensações financeiras pela ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda;
  • os desafios enfrentados pelos municípios na implantação dos aterros sanitários e da política de resíduos sólidos foram outros pontos abordados na reunião.

“Os municípios não são contra os pisos das categorias, mas é preciso definir de onde sairão os recursos para custear esses impactos; o que está acontecendo é que projetos estão sendo aprovados e a conta está ficando apenas para os municípios”, afirmou Roberto Costa.

PREFEITOS DE TODO O MARANHÃO ESTIVERAM PRESENTES na reunião, que ocorreu no Congresso Nacional

A senadora Eliziane Gama (PT) destacou a necessidade de atenção especial aos pequenos municípios diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelas gestões.

“Os pequenos municípios precisam de um tratamento diferenciado para conseguir enfrentar suas dificuldades financeiras”, afirmou a senadora.

O encontro consolidou a união do municipalismo maranhense em torno de pautas consideradas essenciais para o equilíbrio fiscal das prefeituras e para a manutenção dos serviços públicos nos municípios.

Vários deputados, prefeitos e vereadores maranhenses participaram da reunião…

100 municípios do Maranhão conquistam Selo Ouro de Alfabetização em premiação nacional em Brasília

Municípios maranhenses foram reconhecidos nacionalmente com o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação durante cerimônia realizada em Brasília. A premiação integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e destaca redes municipais de ensino que têm avançado na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa.

Ao todo, 100 municípios do Maranhão conquistaram o Selo Ouro, a mais alta categoria da premiação, que avalia indicadores relacionados à gestão educacional, formação de professores, acompanhamento pedagógico e estratégias voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita.

Reconhecimento ao trabalho das gestões municipais

O reconhecimento nacional reforça o compromisso das administrações municipais com a melhoria da qualidade da educação e com a garantia de que crianças maranhenses sejam alfabetizadas na idade adequada, evidenciando o esforço dessas gestões municipais em fortalecer a educação básica, com iniciativas voltadas à melhoria da aprendizagem nos anos iniciais e à garantia do direito à alfabetização das crianças.

Para a prefeita de Formosa da Serra Negra, Juceni, a premiação confirma que o município está no caminho certo ao priorizar a educação.

“Esse prêmio representa o reconhecimento de que Formosa da Serra Negra está no caminho certo, garantindo que nossas crianças, de fato, aprendam a ler e escrever na idade certa. Assim, comprovamos que a educação é prioridade na nossa gestão e que estamos transformando vidas desde a base.”

O município de Porto Franco também voltou a ser reconhecido nacionalmente pelos avanços na alfabetização das crianças da rede municipal. Após já ter conquistado o selo em 2024, a cidade recebeu novamente, em 2025, o Selo Nacional Ouro do Compromisso com a Alfabetização, consolidando-se como referência em educação no Maranhão.

Para o prefeito Deoclides Macedo, a conquista é resultado de um esforço coletivo.

“Receber mais uma vez o Selo Nacional Ouro é motivo de muito orgulho para todos nós de Porto Franco. Seguiremos investindo na educação e no futuro das nossas crianças.”

A prefeita de Arari, Simplesmente Maria, também destacou a importância do reconhecimento nacional para o município.

“Arari é Selo Ouro na conquista nacional da educação, e isso é motivo de grande alegria para o nosso município. Nosso agradecimento especial aos professores, alunos e coordenadores que se dedicaram tanto para que esse prêmio fosse para Arari. Viva Arari e viva a educação de Arari.”

Já o prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Didi do PP, ressaltou o trabalho contínuo das equipes educacionais do município.

“Esse reconhecimento reforça o trabalho sério e comprometido que estamos desenvolvendo na educação de Alto Alegre do Pindaré, um trabalho que já vinha sendo executado pela gestão anterior. Obrigado a todos que fazem parte dessa conquista tão importante.”

Compromisso com a educação municipal

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) destaca a importância da conquista para o fortalecimento das políticas educacionais nos municípios maranhenses.

A entidade ressalta que o reconhecimento nacional demonstra o empenho das gestões municipais em investir na educação básica e em implementar ações que garantam melhores condições de ensino e aprendizagem para crianças em todo o estado. O resultado também evidencia o papel estratégico dos municípios na construção de políticas públicas capazes de transformar a realidade educacional do Maranhão.

Municípios maranhenses com Selo Ouro

Abaixo, a relação dos municípios do Maranhão reconhecidos com o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização:

Açailândia; Afonso Cunha; Alto Alegre do Pindaré; Amapá do Maranhão; Apicum-Açu; Araguanã; Arari; Bacabal; Bacurituba; Barão de Grajaú; Barreirinhas; Bela Vista do Maranhão; Belágua; Bernardo do Mearim; Boa Vista do Gurupi; Bom Lugar; Brejo; Brejo de Areia; Cachoeira Grande; Cantanhede; Carolina; Carutapera; Caxias; Centro do Guilherme; Cidelândia; Coelho Neto; Conceição do Lago-Açu; Coroatá; Duque Bacelar; Esperantinópolis; Estreito; Fernando Falcão; Formosa da Serra Negra; Fortaleza dos Nogueiras; Godofredo Viana; Gonçalves Dias; Governador Luiz Rocha; Governador Newton Bello; Graça Aranha; Guimarães; Icatu; Igarapé do Meio; Igarapé Grande; Imperatriz; Itapecuru-Mirim; Jenipapo dos Vieiras; João Lisboa; Joselândia; Lago do Junco; Lago dos Rodrigues; Lagoa Grande do Maranhão; Lima Campos; Luís Domingues; Magalhães de Almeida; Maranhãozinho; Mata Roma; Milagres do Maranhão; Nova Olinda do Maranhão; Olho d’Água das Cunhãs; Paço do Lumiar; Palmeirândia; Paulino Neves; Paulo Ramos; Penalva; Peri Mirim; Peritoró; Pindaré-Mirim; Pio XII; Porto Franco; Presidente Juscelino; Santa Helena; Santa Luzia do Paruá; Santa Quitéria do Maranhão; Santo Antônio dos Lopes; São Domingos do Azeitão; São Domingos do Maranhão; São Francisco do Maranhão; São João Batista; São João do Carú; São João do Paraíso; São João do Soter; São José dos Basílios; São Luís; São Pedro da Água Branca; São Pedro dos Crentes; São Raimundo das Mangabeiras; Senador Alexandre Costa; Senador La Rocque; Sítio Novo; Sucupira do Norte; Sucupira do Riachão; Tasso Fragoso; Timon; Trizidela do Vale; Turiaçu; Tutóia; Vargem Grande; Vitória do Mearim; Vitorino Freire.

Conexão CNM começa em São Luís e reúne gestores para capacitação e troca de experiências

São Luís recebeu, nesta segunda-feira, 2, a edição maranhense do Conexão CNM, iniciativa da Confederação Nacional de Municípios voltada ao fortalecimento da gestão pública. O evento segue até terça-feira, 3, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais de diversas regiões do estado.

Fortalecimento do Municipalismo
A abertura contou com a presença do prefeito Clemilton Barros, de Urbano Santos, representando a FAMEM; da prefeita Cici, de Conceição do Lago Açu, representando as mulheres na política; do vice-presidente da CNM, o maranhense Ivo Rezende; e do ex-presidente da entidade, Glademir Aroldi.

Durante o ato, Rezende ressaltou que a capacitação técnica é o melhor caminho para enfrentar os desafios da administração pública.

“A CNM tem independência partidária e técnica para auxiliar os prefeitos de todo o Brasil. Reforço a importância da qualificação e do alinhamento de benefícios para os municípios junto ao Congresso Nacional”, declarou Ivo Rezende.

Autoridades Presentes
O evento contou com uma representação política de prefeitos e prefeitas:
* Clemilton Barros (Urbano Santos), representando o presidente da FAMEM, Roberto Costa;
* Professora Cici (Conceição do Lago-Açu);
* Deoclides Macedo (Porto Franco);
* Maria do Carmo (São João do Sóter);
* Juceni Viana (Formosa da Serra Negra);
* Suane Dias (Gonçalves Dias);
* Fátima Dantas (Sambaíba);
* Didi Moita (Lago dos Rodrigues);
* Aldo Lopes (Cururupu);
* Antônia Leite (Governador Archer);
* Raimundo Nonato “Preto” (Vargem Grande).

Foco em Qualificação Técnica
Com carga horária entre 12 e 15 horas, o encontro oferece arenas temáticas em áreas cruciais como Saúde, Educação, Finanças, Jurídico, Previdência e Captação de Recursos. Para Glademir Aroldi, o diálogo direto permite compreender as dificuldades reais de cada localidade para levá-las ao debate nacional.

A prefeita de Sambaíba, Fátima Dantas, destacou que o apoio institucional é vital para municípios distantes dos grandes centros. No mesmo sentido, a prefeita Professora Cici enfatizou que o espaço é fundamental para a atualização sobre legislações que impactam diretamente o dia a dia das prefeituras.

Representando a FAMEM, Clemilton Barros pontuou que a imersão garante segurança técnica às equipes: “Essa oportunidade amplia o conhecimento necessário para enfrentar as exigências e demandas da gestão pública moderna”, afirmou.

O Conexão CNM se consolida como um espaço estratégico de networking, onde a troca de experiências entre gestores fortalece a busca por soluções conjuntas para os desafios das administrações locais no Maranhão.

Orleans e Camarão no mesmo palanque lulista…

Candidatos do MDB e do PT ao Governo do Estado estiveram presentes no evento do governo Lula, nesta quinta-feira, 11, pela primeira vez desde a oficialização do rompimento entre dinistas e brandonistas

 

DE NOVO JUNTOS. Orleans, Rubens Jr., Camarão, Brandão, Fufuca, Weverton Iracema e Márcio Jerry, todos no palanque com os membros do governo Lula

O vice-governador Felipe Camarão (PT) e o secretário de Articulação Municipalista Orleans Brandão (MDB) estiveram juntos nesta quinta-feira, 11, pela primeira vez em um palanque lulista desde o rompimento entre os aliados do governador Carlos Brandão (PSB) e os remanescentes do governo Flávio Dino.

  • os dois estavam no palco de autoridades da “Caravana Federativa”, organizada pelo governo Lula (PT) no Multicenter Sebrae, em São Luís;
  • Orleans representou o governo Brandão e o municipalismo; Camarão estava como membro do PT, diretamente vinculado aos movimentos sociais.

“A Caravana é mais uma forma de deixar às políticas públicas mais próximas da população maranhense. Obrigado, presidente Lula! Vamos em frente!”, afirmou Camarão, em suas redes sociais.

“Parceria forte! É assim que a gente fortalece o municipalismo e faz o Maranhão avançar”, ressaltou Orleans, também nas redes sociais.

  • não apenas Orleans e Camarão estiveram juntos no palanque, liderado pelo governador Carlos Brandão;
  • estavam também o senador Weverton Rocha (PDT) e os deputados Márcio Jerry (PCdoB) e Iracema Vale (PSB).

O evento do Sebrae – parceria com o Governo do Estado e com a Famem – é o primeiro que reúne toda a base lulista no Maranhão desde o rompimento entre dinistas e brandonistas.

E indica que tanto o candidato do PT quanto o do MDB vão reivindicar politicamente esta condição de aliado.

A Lula caberá decidir como se posicionará em 2026…

1

Prefeito Eudes Barros participa de debates nacionais como representante da Famem

O prefeito da Raposa, Eudes Barros, que é conselheiro fiscal da Famem, marcou presença na terça-feira, 9, em importantes discussões realizadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, acompanhado por demais membros da diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão.

A comitiva acompanhou de perto as propostas que estão em tramitação nas Casas Legislativas e que podem gerar impactos diretos e positivos para os municípios brasileiros. Entre as pautas prioritárias debatidas, destacaram-se a retenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a reforma tributária, temas considerados essenciais para o fortalecimento da gestão municipal.

De acordo com Eudes Barros, a presença da FAMEM nesses debates é fundamental para garantir que os interesses dos municípios maranhenses sejam ouvidos e considerados nas decisões nacionais.

“Estamos trabalhando para que os municípios tenham mais autonomia, recursos justos e condições de oferecer serviços de qualidade à população”, destacou o prefeito.

A atuação conjunta da FAMEM na CNM reforça o compromisso da entidade em defender os municípios e contribuir para o avanço de políticas públicas que melhorem a vida dos cidadãos em todo o estado.

Famem discute com os governos Lula e Brandão ações em favor dos municípios…

Caravana Federativa é o primeiro evento do secretário Orleans Brandão com o governo petista, já na condição de pré-candidato do MDB ao governo

 

COM LULA PELO MARANHÃO. Observado por Costa, José Ilário ouve Orleans sobre as demandas dos municípios maranhenses na presidência da República

O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Roberto Costa, recebeu o diretor de Assuntos Federativos para o Nordeste da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, José Ilário Gonçalves Marques.

Ao lado de Costa, também participou da reunião o secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB).

Os três reforçaram convite a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e movimentos sociais para a Caravana Federativa, que acontece nesta quinta-feira, 11, e na sexta-feira, 12, no Multicenter Sebrae.

“Essa parceria, liderada pelo presidente Lula e pelo governador Carlos Brandão, é fundamental para fortalecer o municipalismo e impulsionar o desenvolvimento do Maranhão”, destacou Roberto Costa.

  • é o primeiro evento de Orleans com o governo Lula que ele participa já na condição de pré-candidato do MDB;
  • ele será anfitrião do encontro, ao lado do representante da presidência da República e do presidente da Famem. 

O encontro reunirá representantes dos governos federal e estadual com as lideranças municipais…

Roberto Costa atinge aprovação recorde de 74,07%…

Pesquisa do Instituto Inop aponta o prefeito de Bacabal com forte aprovação no município, seis meses após assumir o comando do município

 

Com menos de seis meses de gestão, o prefeito de Bacabal e atual presidente da Famem, Roberto Costa (MDB), continua crescendo na opinião pública, obtendo a aprovação dos bacabalenses em relação à sua administração.

  • dados do instituto Inop revelam que 74,07% dos bacabalenses aprovam a gestão de Costa.
  • em comparação com abril, é um crescimento de quase 13 pontos percentuais na aprovação.

Roberto Costa também se manteve no topo como a principal liderança política do município.

Segundo a pesquisa, 75,93% dos entrevistados o apontaram como a maior liderança política da cidade atualmente. Em seguida, aparecem Marcos Miranda, com 11,11%; o ex-prefeito Edvan Brandão, com 7,41%;

  • o vereador João Alberto e o deputado estadual Davi Brandão, têm ambos com 1,85%.
  • de acordo como Instituto Inop, outros 1,85% não souberam ou não quiseram opinar.

Governo do Estado

A gestão do governador Carlos Brandão (PSB) foi aprovada por 70,37% dos entrevistados em Bacabal, enquanto 25,93% desaprovaram e 3,70% não responderam ou preferiram não opinar.

Já o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve 68,52% de aprovação, com 29,63% de desaprovação e 1,85% de não respondentes.

Weverton recebe mais de 40 comitivas de prefeitos em Brasília…

Senador reuniu-se com os gestores municipais e a bancada maranhense no Congresso durante a Marcha a Brasília, mas os recebeu também em seu gabinete no Senado

 

ARTICULAÇÃO ESTADUAL. Uma das comitivas recebidas por Weverton teve a presença também do secretário Orleans Brandão

 

O senador Weverton Rocha (PDT) reuniu-se esta semana com mais de 40 comitivas maranhenses lideradas por prefeitos, em Brasília.

Os gestores estiveram na capital federal para a Marcha em Defesa dos Municípios;

  • eles conversaram com a bancada maranhense no Congresso Nacional;
  • e parte deles foram recebidos em audiências no gabinete do senador.

“Meu gabinete sempre foi e sempre será um espaço aberto aos municípios. Tenho a sala dos prefeitos e faço questão de enviar recursos e serviços para ajudar na administração municipal porque sei que é na cidade que a vida acontece, é onde as pessoas moram, estudam, trabalham e cuidam da saúde”, explicou o senador Weverton.

FORÇA MUNICIPALISTA. Além de prefeitos, Weverton recebeu também vereadores de vários municípios maranhenses

Disputando as primeiras posições na disputa pelo Senado, Weverton Rocha é um dos políticos maranhenses com maior relação municipalista; em abril, este blog Marco Aurélio d’Eça constatou a força do senador no post “Base de apoio de Weverton pode chegar a 90 prefeitos…”.

  • ele reúne uma base dos próprios prefeitos eleitos pelo PDT em 2024;
  • além disso, já recebeu o apoio declarado do comando do PL no MA.

A reunião pessoal com os prefeitos em Brasília reafirmou esta força…

Maranhense Ivo Rezende reeleito por unanimidade vice-presidente da CNM

Ex-presidente da Famem foi reconduzido à vice-presidência da Confederação Nacional dos Munícipios durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Munícipios

 

MUNICIPALISMO EM TRÊS NIVEIS. Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, vice-presidente Ivo Rezende e o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão

O ex-0presiente da Federação dos Municípios do Maranhão, Ivo Rezende, foi reeleito, por unanimidade, para a vice-presidência da Confederação Nacional dos Munícipios (CNM). A recondução reforça o reconhecimento do municipalismo maranhense.

A Confederação, comandada pelo presidente Paulo Ziulkoski, apresenta-se como a maior entidade municipalista da América Latina, sempre antecipando as principais pautas que beneficiem todos os munícipios brasileiros.

  • a gestão de Ivo Rezende na Famem foi marcada pela integração com as instituições e poderes estaduais;
  • essa articulação abriu a ele espaço para compor o Conselho Federativo do governo do Presidente Lula

Como vice-presidente da CNM, Ivo Rezende tem entre suas missões o fortalecimento institucional das parcerias da CNM e a Famem junto aos 217 prefeitos do Maranhão, permitindo o acesso nas políticas públicas e obras do governo federal, a permanente relação com a bancada federal do Maranhão.

Além disso, cabe a ele a articulação da pauta municipalista nacional defendida pelo presidente Paulo Ziulkoski e pela diretoria da CNM.