0

Roseana de volta ao jogo pelo Senado…

Provável debandada do deputado André Fufuca levou o Palácio dos Leões a cogitar ex-governadora na chapa de Orleans; mas Brandão ainda espera por Pedro Lucas Fernandes

 

ROSEANA PODE FIGURAR NA CHAPA DE ORLEANS, mas Brandão ainda insiste com o nome de Pedro Lucas

O governador Carlos Brandão (MDB) espera há duas semanas uma resposta do deputado federal André Fufuca (PP) para anunciar a chapa de senadores liderada pelo candidato governador Orleans Brandão (MDB); o Palácio dos Leões já trabalha com alternativas à provável debandada de Fufuca.

  • os governistas voltaram  a cogitar a candidatura da ex-governadora Roseana  Sarney (MDB);
  • mas o governador Carlos Brandão ainda aposta em ter o deputado Pedro Lucas na chapa.

Este blog Marco Aurélio d’Eça ouviu o entorno de Brandão no início da sexta-feira, 12; todos falam do prazo dado a Fufuca;  em seguida, este blog buscou o próprio Fufuca, que não foi localizado nem mesmo pelos aliados mais próximos para comentar o ultimato.

A alternativa Roseana fecharia a chapa completa; já o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) criaria um embaraço à federação União Progressista, formada pelo seu União Brasil e o PP, de Fufuca.

  • a saída negociada seria a federação não oficializar apoio algum a nenhum dos candidatos a governador;
  • Pedro Lucas seria candidato a senador na chapa de Orleans e Fufuca também candidato na chapa do Braide.

Brandão pretendia fechar a chapa de Orleans na semana que passou, como chegou a ser anunciado em blogs alinhados ao Palácio dos Leões, o que não ocorreu.

Agora, pretende resolver a questão com a Federação Progressista ainda neste mês de junho, para iniciar julho já no ritmo da polarização com Eduardo Braide.

E chegar às convenções em condições plenas de virar o jogo…

post alterado às 12h06 para correção de informações

0

Chapa de Orleans terá Duarte ou Evangelista de vice e União Progressista no Senado…

Círculo mais íntimo do governador Carlos Brandão está reunido durante todo o fim de semana para aparar as últimas arestas, que inclui compensações a Roseana Sarney e definição entre Fufuca e Pedro Lucas

 

ORLEANS E BRANDÃO ESTÃO DISCUTINDO A FORMAÇÃOD A CHAPA, que envolve interesses políticos, compensações partidárias e contenção de danos…

O governador Carlos Brandão (MDB) deve anunciar nas próximas horas as primeiras definições para a chapa do candidato a governador Orleans Brandão, que já tem o senador  Weverton Rocha (PDFT) garantido à reeleição.

  • o primeiro anúncio deve ser o do vice, que tem como cotados o deputado federal Duarte Jr. e o estadual Neto Evangelista;
  • caso o escolhido seja Neto Evangelista, sua mulher, a vereadora Thay Evangelista, será candidata a deputada estadual.

As grandes questões envolvem a segunda vaga para o Senado.

Os Brandão tinham preferência pelo deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), mas corriam o risco de perder uma forte base de prefeitos, caso André Fufuca (PP) decidisse seguir novo rumo, alinhando-se ao projeto do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD).

Outro problema é a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que lidera todas as pesquisas de intenção de votos, mas sofre resistência dos Brandão.

  • até as convenções, o governo buscará formas de compensar os Sarney pela não-inclusão de Roseana;
  • o Palácio dos Leões alega desgaste da imagem da ex-governadora nas pesquisas qualitativas analisadas.

Tudo depende, porém, da vontade da própria Roseana: se ela decidir ser candidata ao Senado, o MDB banca a questão.

Mas esta é uma outra história…

0

Bacabal consagra Orleans Brandão em festa das mães de Roberto Costa…

Milhares de pessoas foram ao Centro Cultural para celebrar a data festiva e deram forte receptividade ao candidato do MDB ao governo

 

A tradicional Festa das Mães idealizada pelo prefeito Roberto Costa chegou à sua 16ª edição na noite de sábado, 31, e entrou para a história como a maior já realizada em Bacabal. O Centro Cultural ficou pequeno diante da multidão que participou de uma noite marcada por sorteios, música e momentos de forte emoção.

  • além do show de Wanderley Andrade, um dos nomes mais conhecidos do brega paraense, a festa distribuiu mais de 30 PIX de R$ 1 mil, 10 bicicletas elétricas e os prêmios mais aguardados do grande bingão: quatro motos e um carro zero quilômetro;
  • O evento, que bateu recorde de público, também impulsionou a economia local, gerando oportunidade de renda para dezenas de vendedores ambulantes, e foi marcado pela organização, segurança e tranquilidade durante toda a programação.

“Há mais de 20 anos que não venho aqui em Bacabal. É uma alegria enorme chegar aqui. O Roberto Costa me convidou e eu estou muito grato a Deus por cantar os grandes sucessos, como Conquista, Traficante do Amor e tantas músicas de sucesso”, destacou Wanderley Andrade.

Presente ao evento, o candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brnadão, impressionou-se coma  receptividade e agradeceu ao prefeito Roberto Costa (MDB) e ao povo bacabalense.

“Muito obrigado primeiramente a Deus, muito obrigado ao povo de Bacabal que me recebeu tão bem. Roberto citou aqui que sempre fomos parceiros enquanto eu estava como secretário. A minha missão era conversar com prefeitos, deputados, vereadores, mas principalmente conversar com a população e transformar o nosso diálogo em grandes ações. Quero parabenizar todas as mães que estão aqui e tenho certeza que a gente fez muito, mas que pode fazer muito mais”, ressaltou Orleans.

“Estou muito feliz. Foi uma festa bonita, de emoção, com a alegria das mães ganhadoras, mas também a alegria de quem participou. Já são 16 anos dessa festa e tivemos aqui o nosso amigo Orleans Brandão, que veio nos prestigiar, e o deputado Davi Brandão. A gente tem esse amor por essa festa das mães, que é uma tradição. Este ano, fizemos um bingo e contamos com Wanderley Andrade, que foi um show à parte, onde todo mundo dançou e brincou. É isso que queremos para esta cidade. Vamos continuar trabalhando muito por nossa cidade”,afirmou Roberto Costa.

A festa durou toda a no0ite de sábado e movimentou bacabal durante todo o final de semana…

Da Assessoria, com edição do blog

Evangelista mostra-se pronto a compor chapa de Orleans…

Deputado estadual voltou a falar da possibilidade de ser o candidato a vice-governador na chapa do emedebista, deixando claro estar à disposição do grupo

 

COM FORTE BASE ELEITORAL EM SÃO LUÍS, Neto Evangelista é um aguerrido militante de rua em campanhas eleitorais

O deputado estadual Neto Evangelista (MDB) voltou, nesta sexta-feira, 29, a se colocar à disposição para compor a chapa do candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão; durante evento em Rosário, Evangelista falou do assunto e se colocou pronto para a missão.

“Estou à disposição”, afirmou o deputado.

  • Neto Evangelista mantém forte base eleitoral em São Luís;
  • ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura, em 2020.  

Este blog Marco Aurélio d’Eça já tratou do interesse de Neto Evangelista em compor a chapa de Orleans, na postagem “Edivaldo Jr. e Neto Evangelista cotados para vice de Orleans…”.

Caso o deputado assuma a vaga de vice, sua esposa, Thay Evangelista, deve disputar as eleições para a Assembleia…

Mais de três mil recebem Orleans Brandão na Madre Deus…

Encontro organizado pelo ex-vereador Álvaro Pires reforçou a presença cada vez mais consolidada do candidato do MDB em São Luís

 

ORLEANS FOI RECEBIDO COM FESTA PELOS ELEITORES DA MADRE DEUS e de outras comunidades ligadas a Álvaro Pires

Mais de três mil pessoas participaram nesta terça-feira, 26, de um encontro com o candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão, em evento organizado pelo ex-vereador Álvaro Pires (PSB), na Madre Deus.

  • Pires levou à Madre Deus seus eleitores, simpatizantes e aliado de vários bairros, que lhe garantiram 5,4 mil votos nas eleições de 2024;
  • também participaram o deptuado federal Júnior Lourenço, que concorre à reeleição, e o candidato a deptuado estadual Gleydson Rezende.

 “Brandão é o líder que segura o estado e distribui oportunidades. Estamos com ele até o fim, que será a vitória de Orleans, no primeiro turno”, bradou Álvaro Pires ao microfone, sob aplausos.

ELEITORES DE ÁLVARO PIRES lotaram uma casa de eventos no Centro para receber Orleans, Lourenço e Gleydson

Foram à Madre Deus eleitores e lideranças políticas do Anjo da Guarda, Bacanga, Vila Ariri, Vila Nova, Vila São Luís, Fumacê, Mauro Fecury, Gapara, Vila Embratel, Quebra Pote, Itapera, Madre Deus, Centro, São Raimundo, Cohab, Cohatrac, Amendoeira, Maracanã, Vila Esperança, Coqueiro, Tibiri, Tibirizinho, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Nova República, João Paulo, Coroado, Coroadinho, Redenção, Sacavém, Túnel do Sacavém, Novo Renascer, Residencial 2000, Apaco, Vila Palmeira, Santa Júlia, Vila Romário, Monte Sinai, Sá Viana, Bairro de Fátima, Vila Passos, Cantinho do Céu e Cohama, mesmo com as chuvas que caíram na tarde noite desta terça-feira.

O grupo de Álvaro Pires deve realizar caravanas também para o interior, em busca de votos para Orleans Brandão.

E seus candidatos a federal e estadual…

Com informações e imagens do Observatório da Blogosfera

Weverton tem garantias de Brandão e Orleans para ser primeiro senador na chapa governista…

Líder pedetista confirmará sua candidatura à reeleição em evento com toda a base de prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, deptuados e vereadores de todo o Maranhão

 

WEVERTON VAI CONCORRER NOVAMENTE AO SENADO FEDERAL e vai reunir sua base no Maranhão para confirmar a candidatura

O senador Weverton Rocha (PDT) vai receber nesta segunda-feira, 25, em são Luís, toda a sua base eleitoral no interior maranhense; prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas de todo o Maranhão serão recebidos em uma espécie de pré-lançamento de campanha.

Nesta sexta-feira, 22, portais de notícias e blogs divulgaram que Weverton havia confirmado sua candidatura a senador, mas sem nenhuma fala do parlamentar; este blog Marco Aurélio d’Eça alcançou o senador em Goiás, de onde ele explicou seu momento político.

  • o senador enfrentou nas últimas semanas fortes especulações – que ele chamou de “fofocas” – sobre uma possível desistência;
  • passou os últimos dias em contato com prefeitos, ex-prefeitos e vice-prefeitos aliados para garantir a consolidação do apoio;
  • conversou com o governador Carlos Brandão e com o candidato a governador Orleans Brandão, que garantiram sua presença na chapa.

“Eu precisava de duas coisas: a primeira, ouvir dos meus aliados no interior que eles estão fechados, por que são eles que tocam a campanha no interior. Todos garantiram apoio incondicional. Depois, quis ouvir do governador Carlos Brandão e do candidato Orleans Brandão; eles garantiram que sou a primeira vaga de senador na chapa. Garantido isso, vou reunir meus aliados para definir os rumos da campanha à reeleição”, afirmou o senador.

A presença de Weverton na chapa de Orleans é um pedido de Lula feito a Brandão ainda em 2025 e confirmado pelo próprio governador, em reunião com líderes partidários em janeiro, como revelou este blog Marco Aurélio d’Eça, com exclusividade, na postagem “Brandão confirma Weverton como primeiro senador na chapa de Orleans…”.

A segunda vaga na chapa de Orleans ainda está indefinida, com a possibilidade de ter o deputado André Fufuca (PP), a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) ou mesmo o também deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil).

Esta vaga deve ser definida somente nas convenções, entre julho e agosto…

Orleans Brandão propõe plano para o transporte na área Itaqui-Bacanga…

Região da capital maranhense que já foi atendida por 20 linhas de ônibus hoje sofre com a precariedade do serviço prestado sob a supervisão da Prefeitura de São Luís

 

COM JOÃO IGOR E WENDEL MARTINS, Orleans Brnadão falou ao povo da Vila Embratel

O pré-candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão, colocou-se nesta quarta-feira, 20, à disposição dos moradores da área Itaqui-Bacanga para buscar soluções para o setor de transporte na região.

  • atendida por mais de 20 linhas até poucos anos, hoje a área Itaqui Bacanga dispõe de apenas oito linhas, distribuída de forma precária;
  • sob a supervisão da Prefeitura de São Luís, o serviço é apresentado de forma precária aos milhares de moradores dos bairros do entorno.

“É claro que a gente precisa melhorar esse transporte. Precisamos progredir a gestão pública, não regredir. Chega de transferir a culpa. A gente precisa falar com seriedade e resolver os problemas. E é para isso que eu estou me colocando à disposição”, afirmou.

A reunião com moradores da Vila Embratel foi organizada pelo vereador Wendell Martins (Podemos) e reuniu lideranças comunitárias e populares.

“Orleans é de diálogo e gosta de ouvir as pessoas, pois foi preparado para isso. E você não está sozinho nessa caminhada, tem um grupo forte que lhe apoia e comunidades inteiras que acreditam no seu propósito. É por isso que a gente está todo dia na rua trabalhando”, acrescentou.

O projeto do candidato do MDB é discutir não apenas o serviço de ônibus mas toda a mobilidade urbana e o setor de transporte no bairro e na região.

Exclusivo!!! Roseana já tem até data para lançamento de candidatura ao Senado…

Ex-governadora vai reunir prefeitos, deputados, vereadores, lideranças do MDB e fazedores de cultura em um evento na madre Deus, em data entre o final de maio e o início de junho

 

AO LADO DE ORLEANS, SARNEY FICA DE FRENTE COM BRANDÃO no jantar do MDB pró-candidatura de Roseana ao Senado (imagem: coluna Carla Lima)

Exclusivo

Após comunicar oficialmente ao governador Carlos Brandão – que oficializou sua filiação ao partido – a intenção de lançar a ex-governadora Roseana Sarney à disputa pelo Senado, a cúpula do MDB já se prepara para o ato de lançamento do projeto roseanista, que deve ocorrer entre o final de maio e o início de junho.

  • Brandão reuniu-se com a cúpula do MDB em um jantar na casa do ex-presidente José Sarney, em Brasília, no qual foi comunicado da candidatura de Roseana;
  • um ato público-cultural para apresentação da candidatura ao Senado deve ocorrer na Casa Barrica, na Madre Deus, provavelmente no próximo dia 28 de maio.

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que, no jantar com Sarney, era esperada também a presença do presidente Lula ou do presidente do PT, Edinho Silva, o que não ocorreu; mesmo assim, o candidato a governador Orleans Brandão reforçou aos líderes emedebistas que seu palanque no Maranhão é de Lula.

Do jantar com Sarney participaram o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e os senadores Eduardo Braga (AM), Renan Calheiros (AL), o ex-ministro Renan Filho e o ex-senador Jader Barbalho (PA), além do líder do partido na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL).

  • juntos com Brandão estavam o candidato Orleans Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e o candidato a deputado federal Vinícius Ferro;
  • do grupo Sarney, além do presidente e familiares, estavam os ex-senadores João Alberto e Edson Lobão, o deputado federal Hildo Rocha e o prefeito Roberto Costa.

Nenhum dos participantes ouvidos por este blog Marco Aurélio d’Eça confirmou taxativamente que Roseana estará na chapa encabeçada pelo MDB no Maranhão.

Mas todos confirmaram que Brandão foi informado das pretensões eleitorais do MDB.

E ele aidna assinou a ficha de filiação ao partido…

Fábio Macedo reforça aliança com Orleans Brandão em encontro com candidatos do Podemos

Deputado federal comandou almoço do candidato a governador com as lideranças que vão concorrer a uma vaga na Câmara Federal pelo partido

 

AO LADO DE ORLEANS BRANDÃO, FÁBIO AMCEDO LIDEROU REUNIÃO NO PODEMOS com os pré-candidatos a deputado federal

Em almoço especial na sede do Podemos, nesta segunda-feira, 18, o deputado federal e presidente estadual Fábio Macedo destacou o diferencial do time de pré-candidatos a deputados federais pela sigla, com nomes já testados nas urnas; ele prevê a eleição de pelo menos dois representantes da sigla.

  • o  parlamentar reforçou ainda a união da legenda com a base governista do estado;
  • e ratificou o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) a governador.

“Nossa chapa de candidatos a deputado federal é formada por lideranças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios; na saúde, educação, na geração de oportunidades e no fortalecimento das políticas públicas. Sem dúvida nenhuma, formamos um grupo preparado para representar a população com responsabilidade e compromisso”, ressaltou o parlamentar.

O PODEMOS TEM DIVERSOS NOMES JÁ TESTADOS NAS URNAS, o que reforça o projeto do partido de eleger ao menos dois deputados federais

De acordo com o deputado, o encontro reforça o alinhamento de ideias e de projetos para definir os próximos passos da caminhada rumo às eleições de 2026.

“Seguimos firmes com diálogo e determinação e, principalmente, compromisso para continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do Maranhão. Juntos, somos cada vez mais fortes””, afirmou.

Da assessoria, com edição do blog

Edivaldo Júnior e Neto Evangelista cotados para vice de Orleans…

Movimentações de bastidores indicam que o deputado estadual e o ex-prefeito –  ambos com forte densidade eleitoral em São Luís – são os nomes discutidos no atual momento

 

TANTO EDIVALDO QUANTO EVANGELISTA TEM PESO ELEITORAL EM SÃO LUÍS, fundamental para a campanha de Orleans Brandão

O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Júnior e o deputado estadual Neto Evangelista têm surgido nos bastidores da campanha como os mais cotados para companheiro de chapa do candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão.

  • a cúpula da campanha busca um nome de São Luís para contrapor o poderio do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD);
  • Edivaldo foi prefeito por dois mandatos e carrega no currículo o fato de já ter derrotado o próprio Braide (PSD);
  • também com forte eleitorado em São Luís, Evangelista tem o histórico de ser mais uma das lideranças traídas por Braide. 

Edivaldo Júnior disputou as eleições de 2016 contra Eduardo Braide, derrotando-o no segundo turno; assim como Braide, o ex-prefeito deixou a prefeitura com forte aprovação, acima dos 70%.

Evangelista, por sua vez, disputou a prefeitura em 2020, ficando em terceiro lugar, com mais de 80 mil votos; no segundo turno, decidiu-se pelo apoio a Braide na disputa contra Duarte Júnior (hoje no Avante), fazendo uma campanha ainda mais intensa do que a sua própria.

Braide, no entanto, abandonou o parlamentar após a posse na prefeitura, como, alpás, fez com praticamente todos os seus aliados.

A ideia da campanha de Orleans é concentrar as ações do candidato a vice em São Luís;

Além da capital Edivaldo e Evangelista também têm forte eleitorado na região metropolitana…