7

Flávio Dino pode ter chapa de esquerda em 2018…

Movimentos que devem tirar PSDB e DEM da aliança comunista pode favorecer o governador a se apresentar como o nome mais puro da oposição esquerdista, reunindo PT, PCdoB, PDT e PSB na mesma chapa, algo que nem Lula conseguiu

 

Com chapa pura de esquerda, Dino ficará ainda mais forte se Lula for candidato a presidente

O governador Flávio Dino (PCdoB) não tem interesse em se livrar do PSDB nas eleições de 2018.

Mas não quebrará nenhuma lança para ter os tucanos em sua chapa.

Se o PSDB se afastar de sua coligação – como vem sendo desenhado nacionalmente – Dino terá a opção de formar uma aliança eminentemente de esquerda para disputar a reeleição.

E isso é tudo o que o comunista quer.

Sem os tucanos na chapa, o governador pode trabalhar para buscar o PSB, que tem os aliados Luciano Leitoa e José Reinaldo Tavares entre os mais influentes na legenda – sobretudo se se confirmar a saída do senador Roberto Rocha.

Assim, o maranhense realizará o sonho que nem Lula conseguiu: botar na mesma coligação PT, PDT, PCdoB e PSB, as principais legendas de esquerda no Brasil.

Leia também:

Uma nova oposição no Maranhão…

A força eleitoral do PDT e o projeto de 2018…

PT quer ser protagonista em 2018, diz deputado…

 

Weverton e José Reinaldo são as opções consolidadas para o Senado na chapa comunista

O governador poderia formar a chapa do jeito que quisesse, contemplando todas as legendas da coligação – e ainda mantendo confortável tempo na propaganda eleitoral.

A ideia é trabalhar uma chapa com PCdoB e PT na cabeça e tendo os dois candidatos do PDT e do PSB ao Senado.

Outras legendas podem se agregar ao projeto, mas sem a importância das quatro principais.

E ainda por cima, a formação das chapas poderá dar ao Maranhão duas opções de candidatura para 2018.

Uma de centro-esquerda, encabeçada por Dino, e outra de centro direita, representada por PSDB ou PMDB.

Um embate eminentemente ideológico…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Temos que ver o projeto nacional do PSB.
    O PSB seguirá com Alckmin em uma possível candidatura do mesmo pelo partido.
    Aqui no Maranhão o partido seguirá o PSDB e Rocha

  2. Discordo. Não existe mais ante-sarney. O que existe em uma oligarquia querendo voltar contra um ditadura comunista que está no poder. Eu rezo todos os dias para surguir uma nova força política no Maranhão pq nem a oligarquia e nem a ditadura comunista tem o meu voto…

  3. Se vc fizer uma analise mais detalhada, vera que Lula ja tv todos esses partidos coligados com o PT, para disputar a presidencia. Estude mais um pouco nossa politica nacional.

    Resp>; Lula disputou as eleições de 1989, a de 1994, a de 1998, a de 2002 e a de 2006. Desafio você a mostrar em qual delas o petista teve todos estes partidos juntos. Estudar não apeas arrotar achismos. São 25 anos de janela na política, meu caro. A gente aprende uma coisinha neste tempo, pode ter certeza.

    • Foi apenas uma pegadinha ao ilustre jornalista, como a Dilma era o Lula de saia, me referi dessa forma, pois foi o ex presidente o Coordenador de Dilma em 2010, pois a Dilma reuniu todos esses partidos na sua coligacao: PDT, PSB, PCdoB, e PT. Foi mais alem conseguiu tambem apoio: PRB, PR, PSC, PTC, e PTN. Formando a coligacao O Brasil seguir mundando. Entao nao diga que nenhum conseguiu tal articulacao.

  4. A tua análise não tem relação fática. O PSDB no Maranhão anda a reboque. Não existe direita e esquerda no Maranhão. Existe Sarney e anti-Sarney

    • No post acima a coligacao de 2010 ainda levou a tiracolo o PMDB do teu patrao Sarney. Vale lembrar, que nas eleicoes de 1998 Lula conseguiu o Apoio do PT, PDT, PSB, PCdoB e PCB. Formando a coligacao Uniao do povo/Muda Brasil, tendo o saudoso Brisola como candidato a vice. Estude mais antes das suas publicacoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *