0

Os caminhos de Brandão após saída de Paulo Victor da disputa em São Luís

Governador tem dois pré-candidatos em sua base – Neto Evangelista e Dr. Yglésio – além do deputado federal Duarte Júnior, mais ligado ao grupo de Flávio Dino; mas pode ainda juntar forças com o prefeito Eduardo Braide, possibilidade que voltou a ser admitida por interlocutores mais próximos do Palácio dos Leões.

 

Orleans Brandão é hoje um dos trunfos de Brandão para as eleições municipais na capital maranhense, que pode repercutir também em 2026

Ensaio

O governador Carlos Brandão (PSB) foi um dos primeiros a apostar nas chances do presidente da Câmara Municipal Paulo Victor (PSDB) nas eleições municipais de São Luís; o trabalho feito por Victor na campanha de 2022 o credenciou como homem-forte do governo na capital.

De alguma forma, porém, o projeto não deu certo e acabou levando o vereador a desistir da disputa; sem Paulo Victor, Brandão tem agora outros caminhos para influenciar direta ou indiretamente nas eleições de São Luís.

Em sua base há dois deputados que já figuram nas pesquisas.

Neto Evangelista (União Brasil) é o único nome com a legenda já garantida, uma vez que o União Brasil já declarou sua candidatura; ele figura no pelotão da frente, na disputa pelo segundo lugar com o deputado federal Duarte Júnior (PSB) e o ex-prefeito Edivaldo Júnior (sem partido).

Além de Neto, o mais próximo candidato a Brandão é Dr. Yglésio (Sem partido); figurando na casa dos 5% de intenções de votos, Yglésio tem aparecido bem na mídia e é um dos parlamentares mais conhecidos da população. Pode ser, inclusive, um nome do próprio PSDB de Paulo Victor.

Além dos dois parlamentares, o deputado federal Duarte Júnior (PSB) figura na lista de Brandão, mas como opção do ministro da Justiça Flávio Dino, não necessariamente bem vista pelo Palácio dos Leões. A eventual indicação de Dino para o Supremo Tribunal Federal pode ter impacto direto na candidatura de Duarte.

Por último, Brandão ainda pode estar ao lado do prefeito Eduardo Braide (PSD), possibilidade já revelada neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Brandão e Braide em nova rota de aproximação…”.

As últimas movimentações do MDB, com a forte presença do secretário Orleans Brandão, indica chances de uma aliança com Braide, tendo exatamente o filho do presidente da legenda, Marcus Brandão na condição de vice.

A eventual nomeação de Flávio Dino ao STF fortaleceria essa aliança, que aponta diretamente para as eleições de 2026, com uma chapa que poderia ter Braide, com os Brandão herdando a Prefeitura de São Luís.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *