0

Brandão e a difícil equação do seu grupo para o Senado em 2026…

Manifestação dos seus aliados em favor do ministro dos Esportes André Fufuca – e levando-se em consideração que ele próprio deve disputar uma das vagas – põe em xeque o compromisso firmado ainda em 2022 com a senadora Eliziane Gama; a menos, é claro, que o governador esteja mesmo decidido a ficar no cargo até o fim do mandato

 

Brandão com o ministro Fufuca chamado de “senador” e a senadora Eliziane na reinauguração do Castelinho; quem deles vai ter que refazer o caminho eleitoral?

Ensaio

O governador Carlos Brandão (PSB) tem uma difícil equação para resolver em seu grupo político para as eleições de 2026;.

Com duas vagas do Senado em disputa – e levando-se em conta que ele próprio deve concorrer a uma dessas vagas – Brandão precisa encontrar uma saída para contemplar a atual senadora Eliziane Gama (PSD) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP).

Desde o fim das eleições de 2022, André Fufuca vem declarando-se interessado em concorrer ao Senado em 2026, como já mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça, nos posts  “Agora ministro, André Fufuca amplia poder de fogo para 2026…” e no post “Os recados de Dino e Brandão na posse de André Fufuca…”.

Esse projeto ganhou ainda mais força quando ele assumiu o Ministério dos Esportes, pasta em que tem ganhado destaque nacional.

No fim de semana, aliados do próprio Brandão, capitaneados pela presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), trataram, Fufuca de “meu senador”  durante a reinauguração do Ginásio Castelinho; o próprio Brandão aplaudiu.

Ocorre que o governador assumiu desde 2022 um compromisso com atual senadora Eliziane Gama (PSD), que decidiu apoiá-lo ao governo em troca do seu apoio em 2026.

Mesmo levando em consideração que Brandão não é dado ao cumprimento de acordos – haja vista o que fez com o deputado Othelino Neto (PSB) após fechar com este em 2022 e depois atropelá-lo na disputa pela presidência da Assembleia – ainda assim, Eliziane merece explicações.

A menos, é claro, que ele próprio decida permanecer no governo até o final de 2026, lançando também um candidato a governador do seu próprio time.

Neste caso, no entanto, vai ter que dizer isso pessoalmente ao ainda ministro da Justiça Flávio Dino, que tem um único desejo político antes de assumir o posto no Supremo Tribunal Federal: que o governador assuma o compromisso de apoiar o vice-governador Felipe Camarão (PT) na sua sucessão.

Este será, inclusive, o tema da conversa pessoal de Dino e Brandão neste final de ano, conforme adiantou com exclusividade este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Flávio Dino tem agenda política no final de ano natalino…”

Camarão também é o candidato do presidente Lula no Maranhão em 2026.

E para bom entendedor, meia palavra basta…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *