0

Grupo Brandão vai controlar cinco dos maiores partidos na sucessão municipal

Por intermédio do próprio governador ou por aliados, coligação que apoiar candidatura do candidato da base a prefeito de São Luís deve contar com MDB, PSDB, PP, Podemos e União Brasil, partidos que podem abrigar os ocupantes do Palácio dos Leões e agregados, garantindo o maior tempo na propaganda e um orçamento milionário no Fundo Eleitoral

 

Com sua forte articulação política, Brnadão já conseugiu partidos suficientes para não ficar na dependência de Flávio Dino

Ensaio

A movimentação do governador  Carlos Brandão (PSB) e do seus aliados mais próximos devem começar a montar, ainda em 2023, a coligação que vai amparar o eu candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024.

Brandão tem sob seu controle – por meios familiares ou de aliados – nada menos que MDB, PSDB, PP, Podemos e União Brasil, cinco dos principais partidos brasileiros; este grupo garante o maior tempo na propaganda eleitoral e uma cota milionária no Fundo Eleitoral.

Este é o grupo que deve embalar a candidatura do vereador Paulo Victor (PCdoB), do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) ou a do deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PSB), que tendem a permanecer alinhados a Brandão em 2024.

Neste cenário, também filiado ao União Brasil e com a terceira colocação nas pesquisas, o deputado estadual Neto Evangelista corre por fora para se viabilizar na base brandonista, mas pode repetir a aliança indepedente de 2020, com o PDT.

Não se inclui nesta lista os partidos mais alinhados ao projeto do ministro da Justiça Flávio Dino (PSB), que além do controle socialista mantém influência no PT, no PCdoB e no PV, que estão federalizados dede 2022.

No grupo dinista há dois candidatos, ambos do PSB: o deputado federal Duarte Júnior e o estadual Carlos Lula.

O prefeito Eduardo Braide garantiu nesta quinta-feira, 25, o controle do PSD em São Luís, o que garante a ele legenda para concorrer à reeleição; deve ter ainda o apoio do PSC/PRB, comandado pelo deputado federal Aluisio Mendes, que se movimenta também em torno de outras candidaturas.

Dentre as grandes legendas neste processo, está solto apenas o PDT, do senador  Weverton Rocha, que chegou a ensaiar aliança com Braide, mas acabou frustrado com o distanciamento do prefeito; esta semana os pedetistas estiveram em Brasília, com o Paulo Victor.

É dentro deste cenário mais provável que deve se dar a sucessão de São Luís em 2024.

Com uma ou outra mudança pontual até junho do ano que vem…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *