0

Controle do PSB por Brandão vai levar partido a perder um voto no Senado; entenda o passo a passo…

Negociação do governador que levou ao apoio do Palácio dos Leões ao deputado federal Duarte Júnior – e à pressão pelo apoio de toda a base governista – tirou da legenda socialista a senadora Ana Paula Lobato, que deve anunciar transferência para outra agremiação; negociação envolveu forte disputa de poder

 

Ana Paula Lobato vai deixar o PSB após posse de Brandão no comando regional do partido

Análise da Noticia

Este blog Marco Aurélio d’Eça acompanhou desde o início – com revelações de bastidores, idas e vindas, e pressões de lado a lado – todo o processo que resultou no apoio do governador Carlos Brandão ao deputado federal Duarte Júnior na disputa pela Prefeitura de São Luís.

O resultado mais imediato é a perda da senadora  Ana Paula Lobato pelo PSB em Brasília.

Abaixo, o passo a passo registrado de tudo o que ocorreu:

Passo 1: o governador Carlos Brandão é informado que o ministro da Justiça Flávio Dino vai mesmo para o Supremo Tribunal Federal – e pede para si o controle do partido do PSB; de Dino e da direção nacional ouve que, para isso ocorrer, precisa apoiar o deputado Duarte Júnior a prefeito de São Luís.

Brandão até aceita, mas pede um tempo; convoca reunião no Palácio dos Leões, mas não encontra clima por Duarte, como este blog Marco Aurélio d’Eça registrou em 25 de novembro, no post “São Luís fica fora da primeira reunião de Brandão coma base sobre 2024…”.

Passo 2 – Brandão chama o seu grupo para uma nova reunião sobre Duarte; apressado, o deputado acha que vai ser anunciado como o candidato da base; chama seu time na imprensa e espalha intempestivamente que Brandão declarou apoio.

Este blog Marco Aurélio d’Eça registra a história em 19 de dezembro, no post “Duarte se fortalece e base governista deve enxugar número de candidatos”.

Passo 3 – A antecipação de Duarte irrita Brandão, que cobra de aliados na imprensa a informação; o governador liga para Dino e volta a dizer que esse “esse rapaz só complica”.

O blog Marco Aurélio d’Eça ouve interlocutores no PSB, no dinismo e no Palácio dos Leões e publica dois dias depois, em 21/12, em o post “A notícia sem fala do apoio de Brandão a Duarte…”, que incomodou o próprio Duarte e seus aliados na imprensa.

Passo 4 –  a demora de Brandão leva a senadora Ana Paula Lobato a uma reunião com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; Brandão acusa o golpe – e para não perder o PSB aceita, finalmente, declarar apoio a Duarte.

Primeiro, os  jornalistas palacianos esperam o anúncio no dia de Natal, o que só ocorre na quarta-feira, 27, registrado neste blog Marco Aurélio d’Eça sob o título “PSB garante acordo com Brandão e entrega comando do PSB por apoio a Duarte…”.

Passo 5 – Cumprindo o script exigido pelo comando socialista, Brandão orientas seus aliados mais alinhados ao seu projeto de poder a declarar apoio imediato a Duarte, o que também é registrado neste blog Marco Aurélio d’Eça no post “Após apoio de Brandão, base governista começa aderir em massa a Duaree Júnior…”. 

E nesta quinta-feira, 28, veio o passo 6, com a mídia anunciando que Ana Paula Lobato deixará o PSB até o final do recesso no Senado Federal.

Tudo registrado passo a passo neste blog Marco Aurélio d’Eça, de forma isenta por que livre das paixões política, sempre focado no que está por trás do fato e não apenas no que o poder quer que seja dito.

Simples assim!!!

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *